Salão de Barcelona apresenta as últimas novidades tecnológicas aplicadas à Náutica

0

Comandar um barco através de um relógio inteligente, visualizando o fundo do mar através do smartphone ou recebendo um alerta se a âncora se moveu, mesmo se estivemos a quilómetros de distância, são algumas das inovações tecnológicas que podem ser vistas na 56ª edição do Salão Náutico de Barcelona que terá lugar de 11 a 15 de outubro em Port Vell. Novidades que são direcionadas para criar barcos cada vez mais conectados através de todo o tipo de dispositivos móveis que se tornam autênticos ecrãs de navegação. É a náutica na palma da mão.

DSC_0028

O Salão Náutico de Barcelona é, neste ano, uma das suas edições mais tecnológicas. Durante os cinco dias do certame será exibido, um dos primeiros barcos conectados atualmente disponíveis no mercado, o Rodman Spirit 31. Através de vários sensores e dispositivos, é possível conhecer em tempo real e remotamente vários parâmetros do barco, como nível e a condição das baterias, possíveis vias navegáveis, temperatura na sala da máquina e outros espaços do barco, se houver um risco de afundamento devido à acumulação de água, ou a presença de pessoas ou objetos no interior, entre outros.

Da mesma forma, a tecnologia aplicada à navegação já permite controlar a partir do smartphone os motores, o aquecimento e o ar condicionado ou a televisão, e fazer manobras de doca ou pilotar o barco por controlo remoto e até mesmo governar o navio através de um relógio inteligente.

O mundo das aplicações também desembarcou na indústria náutica. Por exemplo, será apresentado o novo aplicativo móvel SmartBoat, que permite consultar através do smartphone ou do tablet vários recursos de segurança, como a localização GPS, a bateria, mas também conhecer os parâmetros de navegação, como a velocidade, o rumo ou a direção do vento.

EasyPortOutra aplicação é EasyPort, que oferece um amplo catálogo de serviços ao navegador como informação dos portos mais próximos, pontos de reparação e manutenção de barcos, segurança ou meteorologia.

A proliferação de novos aplicativos também permite a possibilidade de compartilhar os dados com outros utilizadores através da “nuvem”, como a carta de navegação, localização de bancos de peixes, enseadas e praias, restaurantes, entre outras experiências.

Graças à implementação dos últimos avanços na eletrónica, a navegação de recreio é cada vez mais fácil, mais confortável e segura. Nesse sentido, muitos dos barcos já incorporam, de série, joysticks de última geração que permitem controlar o movimento do barco da direita para a esquerda, o deslocamento lateral ou sobre o eixo.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta