A quarta etapa do Circuito do Mediterrâneo do Panerai Classic Yachts Challenge, realizado em Porto Rotondo (Sardenha, Itália), entre 9 e 11 de Setembro, terminou com as vitórias de Rowdy, na categoria de iates vintage, e Naïf, também um dos iates clássicos. As três regatas em Vele dEpoca a Porto Rotondo, decorreram em condições climatéricas perfeitas, com sol e com ventos de 6 a 15 nós, ao longo da costa e em rotas triangulares, com passagens espectaculares através das ilhas La Maddalena Archipelago National Park.
Rowdy, New York 40, de 1916, até à data, já participou em três das cinco etapas do circuito e a sua posição global segundo os resultados apurados coloca-o como o favorito para ganhar o título da temporada. O cutter Marconi, já está a caminho da Riviera Francesa para a grande final em Cannes, onde poderá ganhar pela terceira vez o Troféu na categoria vintage.
A surpresa entre os barcos clássicos: o rápido Naïf de 1973, um barco inovador para a sua época, que quebrou uma série de consecutivas vitórias ganhas pelo Stella Polare, o yawl 1965 da marinha italiana, que ficou em segundo lugar dentro da sua classe. O Stella Polare, que navegou com os oficiais do segundo ano dos cadetes da Academia da Marinha, em Livorno (Itália), até ao momento, mantém a vantagem de participar em todas as etapas do Panerai Classic 2011.
O Bona Fide, construído em Inglaterra em 1899, era o iate participante mais antigo e ficou em primeiro lugar na classe Vintage Gaff. Na sua lista de prémios também se inclui uma vitória histórica no 1900 Paris Olympics. Bona Fide classifica-se acima de The Lady Anne, o iate da classe internacional de 15 metros, construído em 1912 e Vistona de 1937.
Nos iates clássicos também se inclui o 1964 cutter Cin Cin, vencedor da corrida de iates na Tunísia, em 2003, e no Corsica Classic, em 2011. É um participante regular no troféu Bailli de Suffren, o clássico off-shore para os iates vintage entre St. Tropez e Malta. Esta é a terceira vez que Cin Cin participa no evento da Panerai em Porto Rotondo.
Por outro lado, The Lady Anne chegou em Porto Rotondo, juntamente com seu barco back-up, o schooner das Bermudas de três mastros, o Adix de 1984. O Adix de 64 metros é o novo clássico que em 2002 bateu o recorde do legendário Atlantic na travessia estabelecida em 1905 pelo Atlantic ao largo de New York-England.
Durante a cerimónia de prémios, o vencedor do Challenge Trophy foi nomeado por Marco Carpaneda, o filho do Comodoro do Yacht Club Porto, Luigi Carpaneda, que também anunciou: o cutter Lunic das Bermudas, construído em Poland, em 1964, segundo o design criado pelo famoso estúdio Americano, Sparkman & Stephens. Embora só tenham ficado no terceiro lugar da sua classe, a tripulação demonstrou fair-play e uma especial admiração pelo mundo dos iates vintage. Do corpo de jurados fizeram parte o Count Luigi Donà dalle Rose, o presidente e membro fundador de YCPR e Vincenzo Onorato, o eclético empresário e velejador, que é patrono da Moby Lines, um antigo velejador do
Americas Cup challenger, em Mascalzone Latino. Ambos participaram na cerimónia de entrega de prémios.
Em Porto Rotondo também esteve o Eilean, o barco de madeira de dois mastros, construído na Escócia, em 1936, e comprado e restaurado pela Officine Panerai. Durante o evento, o Eilean hospedou alguns convidados especiais: 15 jovens em fase de recuperação do tratamento de doenças graves eram o capitão por um dia, no âmbito de um projecto de reabilitação compartilhado pelas associações Fondazione de Marchi e Magica Cleme Onlus. Estes jovens também participaram num curso organizado pelo
Yacht Club de Porto Rotondo, recebendo um diploma e uma medalha no final do curso.
O Circuito do Mediterrâneo e a temporada de vela clássica da Panerai terminarão com a quinta e última etapa, a Régates Royales di Cannes (Cannes – França), a decorrer entre 19 e 25 de Setembro, onde os vencedores da sétima edição do Panerai Classic Yachts Challenge 2011 serão oficialmente anunciados.
Mais informações: www.paneraiclassicyachtschallenge.com