ROM 28, um barco a motor distinto

0

A ROM Boats é a única empresa a construir embarcações de recreio a motor personalizadas na Península Ibérica. Ao saber e à tradição da construção naval de Aveiro, onde está instalada, juntou o design e o trabalho artesanal que torna cada modelo ROM exclusivo.

É sempre com entusiasmo que vejo nascer uma marca portuguesa que acredita e aposta no design e na qualidade, para se impor no competitivo mercado internacional. A ROM Boats aposta, nesta primeira fase, num segmento pouco trabalhado (modelos de barcos com pequena dimensão) e com uma oferta diminuta, o que lhe poderá ser favorável.
A ROM Boats tem argumentos para se afirmar no mercado pois possui design, qualidade de construção, casco marinheiro e personalização total. O ROM 28 é um modelo de barco que é preciso ser visto, tocado e experimentado, por isso mesmo está prevista a apresentação da marca e do barco nos principais palcos mundiais, nomeadamente, em Düsseldorf, Cannes, Miami, Dubai e Génova.

Como tudo começou
Quando saiu da liderança da Capgemini, a multinacional de serviços de consultoria e tecnologia, Jorge Martins decidiu criar uma empresa dedicada à produção de séries limitadas de barcos, personalizados ao gosto do cliente. Assim, nasceu, em 2017, a ROM- Rebuild Ocean Motivation. Não estando ligado ao sector da náutica, Jorge Martins possuía um barco a motor e estava desagradado com a falta de personalização que as marcas disponibilizam aos proprietários!
Com este projeto procurou dar resposta a uma lacuna no mercado nesta área, em que as marcas não investem na customização com acabamentos de luxo em pequenas e médias embarcações (modelos até 60 pés e cerca de 20 metros).
Sediada em Aveiro, onde a longa tradição da construção naval tinha perdido força e, por isso, muitos recursos estavam desaproveitados, a empresa conta com estaleiro próprio e sete efetivos, que incluem valências que vão desde os compósitos, carpintaria, estofos, metalomecânica, engenharia e design. Em simultâneo, aposta nas parcerias com empresas e designers nacionais na
produção de peças exclusivas.
Com forte enfoque no design e no trabalho artesanal, a empresa desenvolveu uma área específica de atividades ligadas à arte contemporânea, tendo-se apresentado na ARCO Lisboa, nas duas últimas edições.
Atento às necessidades do mercado, Jorge Martins apostou também no refit completo de embarcações de recreio, que deu origem a outra empresa, a Neptune. Aqui, renovam-se totalmente modelos clássicos ou semi-novos que ganham uma nova vida com acabamentos de qualidade personalizados.

Um barco sólido.

Linhas elegantes e fluídas.

O ROM 28
O primeiro modelo da marca ROM, o ROM 28, chegou agora ao mercado. De linhas minimalistas e acabamentos de luxo, destaca-se pela inovação, funcionalidade, estabilidade e a segurança a bordo. Cada modelo ROM é de edição limitada a 20 unidades, numeradas. Jorge Martins valoriza que “cada cliente tem o direito de ter o seu próprio barco, único e não copiável”.
Totalmente personalizado, o modelo ROM 28 inclui estofos feitos à mão, câmara subaquática, ecrã panorâmico no interior da cabina, comandos e controlo digitais, frigorífico, entre outras opções.
Os acabamentos de qualidade vão desde a pintura metalizada, às linhas personalizadas do deck
exterior, até aos mais pequenos detalhes que não estão visíveis. São exemplos, os parafusos polidos à mão e alinhados na mesma direção bem como a organização do compartimento do motor.
O tempo médio de construção de uma embarcação é de cerca de dois meses e meio e nela estão envolvidas 15 pessoas.
Em Setúbal e nas águas do rio Sado tivemos a oportunidade de experimentar o ROM 28. Realmente é um barco único e com a qualidade como denominador comum. O seu visual não deixa ninguém indiferente, linhas fluidas, uma silhueta distinta, um layout clássico, uma grande qualidade de construção e grande cuidado com os pormenores.
Quando subimos a bordo e navegamos com o ROM 28 todas as sensações visuais são confirmadas. O posto de pilotagem é ergonómico e com painel de instrumentação simples mas com total controlo sobre as funcionalidades do barco. A cabina de proa é luminosa e espaçosa. No poço a circulação é feita sem qualquer dificuldade e, de realçar, o solário original sobre a zona do motor.
Contudo é a navegar que temos a perceção total do potencial do ROM 28. Um navegar fantástico e entusiasmante, com um casco marinheiro que proporciona uma grande segurança e conforto mesmo quando navegamos a fundo. O modelo que experimentámos estava equipado com um motor MerCruiser V8 6.2L com 350 Cv e está ao nível do barco.

Acesso pela plataforma de pôpa.

Cabina de proa.

Painel de instrumentos e volante.

Um navegar suave e seguro.

Boa posição de condução tanto de pé como sentado.

Vem aí um novo modelo
Encontra-se já em fase de desenho o novo modelo da marca, o ROM 45, de 45 pés, com lançamento previsto para o início de 2021, com a mesma premissa da personalização à medida de cada cliente.

Ficha técnica
Modelo: ROM 28 | Construtor: ROM Boats | Origem: Portugal | Comprimento total: 7,80 m | Boca: 2,54 m | Lotação: 8 | Motorização: 250 a 450 Cv | Motor: Mercury 350cv 6.2 Litros | Preço: Sob consulta | Comercialização: ROM Boats

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta