O 44 Air é o topo de gama do construtor italiano Rio Yachts que se encontra numa posição crítica da sua vida como fabricante de barcos. É um estaleiro com uma base familiar que tem vindo a crescer, fruto da exigência do mercado, e direccionar a sua produção para embarcações de maior porte. Este é um momento delicado na vida de um estaleiro pois, a mudança obriga a uma reestruturação profunda na actividade do estaleiro. Alterações essas que passam, entre outras, por investimentos fortes em instalações, contratação de arquitectos e designers, uma nova política comercial e a criação de uma rede de agentes diferenciados. Estamos a falar quase na criação de uma nova empresa… Um exemplo recente de uma transformação deste género deu-se na Rodman com a criação da gama Muse. Os responsáveis pelo estaleiro criaram novas instalações, contrataram um arquitecto italiano de renome, criaram uma nova imagem de marca, redefiniram a rede de distribuidores. Isto só foi conseguido com um investimento muito forte e com a criação de uma estratégia global.
Não basta construir barcos de maiores dimensões porque temos uma margem maior de lucro. Este novo segmento de mercado é mais exigente e não se compadece de falhas…
Quanto ao modelo em questão ele cumpre com as exigências do mercado ao criar um barco com interiores interessantes ao nível da decoração mas que não tem uma correspondência com as linhas exteriores. Nota-se a falta de um designer na concepção do 44 Air pois, a estética é algo de duvidoso notando-se a influência de diferentes marcas mas, sem conseguir criar um estilo próprio. O interior compensa, em certa medida, o exterior através de uma decoração apelativa e de bom gosto e com soluções de luminosidade dignas de destaque.
A experiência no Lago de Iseo não é muito conclusiva no que diz respeito às qualidades de navegação pois, a água estava um espelho. Se a navegação não deu para testar fiquei com uma boa impressão da vida a bordo e das diferentes soluções de espaços de estar.
Aquando da nossa passagem por Itália e em conversa com os responsáveis pelo estaleiro foi-nos dito que novos projectos estavam já na calha. O rumo está traçado para embarcações de maiores dimensões.
Navegar
O Lago de Iseo é um local magnífico para navegar. Águas calmas e uma ausência de vento proporcionaram uma jornada de navegação ideal.
O 44 Air estava equipado com dois motores Cummins QSB 480 com 480 Cv de potência que é atingida às 3400 rpm e que produz uma velocidade de 34,1 nós. Trata-se de um motor com uma configuração de 4 tempos a diesel com 6 cilindros. Esta unidade averba um consumo moderado que, nas 2800 rpm, se situa nos 52 L/hora e, nas 3400 rpm, nos 98,8 L/hora.
O acesso ao barco faz-se através da plataforma de popa que é espaçosa e com boa condições de trabalho nas manobras de atracagem e desatracagem. O barco é fácil de manobrar caso esteja equipado com hélice de proa (é um extra e custa 1 900). Afastados da marina é realmente um espectáculo navegar nestes lagos italianos onde as condições para a náutica de recreio são muito favoráveis. Face a uma paisagem de eleição, o silêncio é quase uma obrigação e o 44 Air é um barco silencioso a navegar potenciando uma conversa a bordo sem termos que alterar o nível de voz.
A navegar, o posto de pilotagem assume um relevo em relação às restantes partes do barco. No 44 Air temos um espaço bastante agradável com um painel de instrumentos com uma boa visualização e com leitura fácil das principais funções. Ao nível da posição de condução a situação alterasse profundamente pois, nem na posição de sentado ou de pé consegui ter boa visibilidade devido à estrutura que suporta o tecto de abrir. Na condução de pé a visibilidade melhora significativamente mas não conseguimos chegar aos comandos o que torna desconfortável a navegação. Notámos também que a direcção é lenta na resposta às nossas solicitações e que mesmo com águas calmas temos que recorrer muito aos flaps para equilibrar a embarcação.
Ainda no comportamento dinâmico a solução de motorização pareceu-nos positiva com uma entrega de potência muito suave e uma progressão de velocidade dentro do razoável para uma embarcação com esta dimensão. A velocidade máxima foi de 34,1 nós às 3400 rpm.
Ao nível do conforto em andamento o 44 Air apresenta índices elevados em qualquer ponto da embarcação.
Interior
Ao nível da concepção do interior o modelo 44 Air da Rio Yachts está ao nível do que melhor se produz no mundo. O conceito base é o de criar ambientes que potenciem a vivência a bordo com qualidade e sem grandes artifícios. O bom resultado é obtido através da inteligência e na capacidade de encontrar soluções económicas e funcionais. Não existe uma disparidade entre o convés e o interior, o ambiente é sempre de grande leveza, luminoso, com grande capacidade de arrumo, espaço de circulação, materiais de tacto agradável e com uma gestão de volumes bem conseguida. A versão que experimentámos era a de duas cabinas existindo contudo, a possibilidade de uma terceira para um tripulante. Penso que a última proposta não terá grande sucesso devido a que uma embarcação a motor com esta dimensão não necessita de tripulação e o agravamento do preço é na ordem dos 25 000.
Ficha técnica
Modelo 44 Air
Construtor RioYachts
Origem Itália
Comprimento 13,35 m
Boca 4,00 m
Calado 0,73 m
Peso 11 500 kg
Lotação 12
Nº. de cabinas 2
Motorização 2 x 480 Cv Cummins
Preço na fábrica 490 000
Comercialização Angel Pilot
Ficha do motor
Modelo QSB 480
Origem USA
Fabricante Cummins
Tipo 6 cilindros a 4 tempos
Potência 480 Cv
Peso 612 kg
Medições
Mínimo a planar 2200 rpm / 16,2 nós
2500 rpm / 23,2 nós
3000 rpm / 27,7 nós
3400 rpm / 34,1 nós