Equipado com 2 motores Volvo Penta de 160 Cv cada, o 28 Blu provou ser um modelo rápido e versátil e com uma condução divertida.
Lançado em 2008 o modelo 28 Blu, da Rio Yacht, é uma embarcação a motor vocacionado para o cruzeiro em família e para uma utilização em países de sol abundante. Analisemos, ao pormenor, este 28 Blu.
Exterior
A entrada para o barco faz-se por bombordo através de uma passagem sem porta. A plataforma é ampla, com uma boa dimensão para trabalhar e, possui dois cunhos embutidos.
O poço tem uma concepção interessante com um sofá em forma de L e com encosto. Por debaixo do sofá e junto ao painel de popa temos um cofre para arrumos. O sofá de estibordo possui um interior aberto para arrumos de defensas, por exemplo. Neste espaço podemos ainda instalar uma mesa amovível que pode ser ainda transformada em solário.
O posto de pilotagem é simples e funcional tendo uma cadeira com diferentes tipos de afinação (em altura e na horizontal). O mesmo acontece com a cadeira do co-piloto. Ao nível da informação, o painel de instrumentos é muito completo e bem conseguido no aspecto visual. Nesta área temos ainda um espaço de arrumos e, na borda, o painel eléctrico. Junto ao posto de pilotagem temos o acesso ao interior que se faz através de uma porta de correr.
Para aceder à zona da proa, a passagem situa-se a bombordo e é feita através de dois degraus com uma boa largura o que torna a passagem segura. A zona da proa possui um amplo solário e, no que diz a equipamento de trabalho temos um guincho eléctrico para o ferro e dois cofres de apoio bem como dois cunhos.
Interior
O acesso ao interior faz-se através de três degraus com um pequeno corrimão a bombordo. A solução não é muito feliz no que diz respeito à estética e à funcionalidade.
O interior é marcado por uma decoração clara conseguida através dos tecidos e da cor da madeira. O mobiliário e a porta da casa de banho utiliza uma madeira com veios pronunciados mas que acaba por ficar bem integrada no conjunto.
Ao nível do lay-out temos a cozinha situada a bombordo e vem equipada com fogão de dois bicos a gás e um lavatório. No que diz respeito a iluminação temos dois pontos de luz artificial e uma vigia lateral que se abre. No armário lateral está instalado o frigorífico e espaços para arrumação. À proa temos um sofá em forma de V que pode ser transformado em cama dupla mas que não dá a possibilidade de ser instalada uma mesa.
Nesta área e ao nível da iluminação temos 6 pontos de luz artificial e duas vigias laterais com a possibilidade de se abrirem. O pé direito, na zona mais alta é de sensivelmente 1,80 m enquanto que na zona mais baixa é de 1,45 m. Ainda no interior e na zona por debaixo do poço temos uma cabina de apoio. A casa de banho é dividida por uma porta de acrílico sendo que a circulação de ar é assegura por uma vigia lateral. O pé direito é de 1,85 m, na zona mais alta.
A navegar
O 28 Blu equipado com dois motores Volvo Penta com 160 Cv cada mostrou ser um conjunto equilibrado e com uma boa performance. Para além da motorização ser mais do que suficiente pois, existe a possibilidade de instalar 2 x 220 Cv, o casco ajuda muito ao sucesso do modelo.
Navegamos com condições meteorológicas ideais devido à ausência de vento e com o mar muito agradável. O comportamento em navegação é irrepreensível e com o piloto a tirar um gozo suplementar da condução. O conjunto responde com prontidão a todas as solicitações e transmite grande segurança aos ocupantes.
Ficha técnica
Modelo 28 Blu
Origem Itália
Construtor Rio Yacht
Comprimento 8,54 m
Boca 2,95 m
Calado 0,52 m
Peso a seco 3 410 kg
Capacidade de combustível 350 L
Capacidade de água 120 L
Motorização 2 x 160 da Volvo
Preço 153 700 euros
Comercialização BG Equipamentos / Angel Pilot