O Lago de Garda, em Itália, foi o cenário escolhido pelo poderoso grupo económico norte-americano Brunswick para apresentar os seus mais recentes desenvolvimentos tecnológicos Sistema Zeus e Axius bem como lançar pistas sobre a sua nova estratégia em relação ao mercado europeu.
Ninguém tem dúvidas da importância da Brunswick no mercado da náutica de recreio, no seu portfólio de marcas (25 no total) temos, entre outras, a Mercury / Mariner, MerCruiser, Quicksilver, Valiant, Arvor, Bayliner, Maxum, Boston Whaler e Sea Ray. Este meeting, a meio da época, teve duas finalidades por um lado reforçar a ideia que o mercado europeu é importante e que a Brunswick lhe vai dedicar mais atenção e, por outro, que são um grupo com potencial tecnológico que se reflecte no lançamento do sistema Zeus e Axius e do super Verado de 350 Cv (não presente pois está em produção sendo apresentado ao mercado europeu nos próximos salões de Outono).
Mas não se ficou por aqui os motivos de interesse deste encontro. A Valiant apresentou dois novos modelos (protótipos) equipados com motores interiores: CMDE de 150 Cv e o Vazer. Ainda no segmento de embarcações semi-rígidas contactámos com a nova marca Black Fin (apresentada durante a última edição do Salão de Génova) através do modelo 25 Elegance equipado com um motor Mercury Verado de 300 Cv.
Aspecto da instalação que não obriga a grandes modificações do molde do casco. |
Sistema Zeus
É inevitável a comparação do sistema Zeus com o desenvolvido pela Volvo, o IPS. Os responsáveis norte-americanos defendem que o Zeus é muito diferente mais inovador, com inúmeras funcionalidades e concebido para ser controlado por um simples joystick.
O Sea Ray 395 DA foi o modelo de barco escolhido para a instalação do sistema Zeus com dois motores CMD QSB 380.
A nossa experiência de navegação foi marcante. O sistema Zeus veio abrir novos horizontes à náutica de recreio no que diz respeito à facilidade de utilização de uma embarcação. Foram três os pontos focais que encontrei neste sistema e, que a meu ver, farão toda a diferença: controlo total da embarcação mesmo a velocidades elevadas, facilidade de manobra na aproximação ao pontão, sistema de controlo de posição com vento e corrente.
O Sistema Zeus possui alguns instrumentos de controlo como um pequeno painel com a informação completa de todas as funções. |
Algumas pessoas pensam que o sistema Zeus é apenas funcional nas manobras de atracagem e saída de marina, estão muito enganados! Em navegação o Zeus mostra grande parte do seu potencial devido a uma colocação dos hélices num túnel (a base está ao nível da quilha) evitando, desta a turbulência de ar e a cavitação dos motores em curvas apertadas. Os flaps automáticos também ajudam na navegação mesmo a velocidades na ordem das 36 mph.
Nas manobras de entrada e saída das marinas e na atracagem, o Zeus é irrepreensível. O joystick necessita de uma certa habituação pois, é muito sensível mas, devidamente familiarizados podemos realizar as manobras mais impossíveis
A utilização do joystick limita as rotações do motor às 2000 rpm, no modo livre e às 1100 rpm, no modo dooking.
O joystick é muito sensível e com uma habituação rápida. |
A terceira inovação deste sistema é o o skyhook e que consiste na manutenção de uma direcção ou posição quando estamos a sofrer influências de elementos externos como é o caso do vento ou correntes. Esta funcionalidade é muito interessante e de fácil utilização, marcamos o rumo que queremos manter dando a indicação ao computador de bordo e accionando o Skyhook. A partir desse momento o sistema irá manter o rumo estabelecido fazendo as correcções necessárias aos desvios provocados pela acção do vento ou da corrente (um dos responsáveis da Brunswick assegurou que o sistema é fiável mesmo com ventos de 30 nós). Desta forma a entrada nas marinas ou os compassos de espera deixaram de ser problemas.
Principais Características Técnicas
– Dirigido para trás, o propulsor está montado num túnel para uma segurança sem igual
– Espectacular melhoria nas manobras a alta velocidade e uma incrível facilidade de manuseio a baixa velocidade
– Trim tabs hidráulicos integrais e automatizados para um desempenho e visibilidade óptimas
– Melhor economia de combustível, maior raio de acção e mais velocidade de cruzeiro e de ponta
– Motores silenciosos, limpos e com escape através do cubo da hélice
– Mais opções de potências e maior densidade de potência (até 500 Cv)
– Vibração e ruído altamente reduzidos para uma agradável experiência de navegação
– Sistema de joystick intuitivo para uma atracação sem esforço
– Sistema altamente avançado de manutenção de rumo
– Possuindo a tecnologia SmartCraft que efectua a ligação dos diversos sistemas a bordo num simples sistema integrado
– Fácil de instalar e ainda mais fácil de manter por intermédio dos sistemas integrados.
Uma visão do potencial do sistema na manobra de atracar. |
Sistema Axius
O sistema Axius foi, recentemente, premiado pela Associação Nacional dos Fabricantes Marítimos (NMMA) e a Associação Internacional dos Escritores Marítimos (BWI), com o «Reconhecimento à Inovação».
Para os responsáveis da Mercury, o Axius veio mudar o conceito de navegação para sempre. O Axius é uma unidade que utiliza sterndrives MerCruiser® Bravo Three® duplos com articulação independente para realizar atracações com o joystick. Para além do mais, o sistema de Mudanças e Aceleração Digitais (DTS) e o sistema de Direcção Electrónica/Hidráulica, fazem com que a navegação seja uma tarefa simples e intuitiva. As embarcações propulsionadas pelo Axius podem deslocar-se lateralmente, em ângulo, para a frente, para trás e até girar no seu eixo tudo isto com a simples utilização de um joystick. A MotoTron colaborou no desenvolvimento do Axius.
Aspecto da montagem do Axius visto debaixo de água. |
Até agora nunca se tínha visto dois sterndrives que funcionassem de forma autónoma. O Axius é, sem qualquer dúvida, uma novidade única na indústria. O Axius utiliza sterndrives tradicionais que, devido à sua capacidade para se mover de forma independente, proporcionam uma série de prestações que superam, de longe, as das embarcações accionadas por sterndrives tradicionais.
A utilização do Axius é muito confortável. |
O Axius é especialmente atraente para os fabricantes de embarcações porque não é necessário realizar mudanças nos cascos das embarcações, sendo que única mudança visível é a adição do joystick e um pequeno pad de controlo no leme.
O Axius encontra-se disponível nos modelos de motores de 260 a 425 Cv, todos eles equipados com as Bravo Three. Também está disponível com o sistema SeaCore da MerCruiser, que proporciona uma protecção sem precedentes contra a corrosão provocada pela água tanto salgada como doce.
A renovação da oferta do construtor Valiant é já uma realidade. |
Valiant / Vazer
A Valiant encetou um processo de renovação da sua oferta de embarcações semi-rígidas e apresentou dois protótipos, um deles, equipado com o novo motor interior Vazer. Estes novos modelos mostraram qualidade suficiente de navegação e de design notando-se que no modelo equipado com o Vazer uma certa falta de potência.
O Vazer é um motor sterndrive 100 Cv com um design compacto. A altura do motor foi reduzida significativamente, permitindo a sua localização debaixo dos assentos, nas plataformas ou nos conveses de embarcações de diferente tamanho.O design único do Vazer permite aos armadores aproveitar melhor o espaço para os passageiros e para a transmissão, bem como melhorar o acesso à água em comparação com os motores fora de borda ou sterndrive tradicionais.
O Vazer, tem por base, um motor de 4 cilindros GM Vortec SOHC 1,6 L já verificado, com um compacto sterndrive totalmente inovador. O motor também dispõe de um colector de admissão composto que oferece um amplo controlo do múltiplo, o que proporciona uma potência e um binário excelentes.
Uma tomada padrão de lavagem de água doce de ligação rápida permite que os trabalhos de manutenção sejam mais simples e rápidos. O sistema de água doce com descarga automática elimina a água do motor e da transmissão sem que o operário tenha de realizar qualquer acção.
A transmissão Vazer incorpora inovações de design próprias, incluídos os cilindros protegidos com propagação interna do líquido, de maneira que as mangueiras protegidas exteriores não ficam expostas. Um depósito de lubrificante montado no motor com detecção electrónica incorporada do nível de líquido, está integrado no Engine Guardian® padrão e o sistema de protecção da transmissão.
Os barcos da marca Black Fin são fornecidos pelo construtor italiano Nuova Jolly. |
Black Fin
A Black Fin é uma nova marca de embarcações semi-rígidas do Grupo Brunswick que deverá ser comercializada em Espanha já no final deste ano, através da empresa Touron. A comercialização em Portugal está ainda em fase de estudo.
Os modelos apresentados pela Black Fin 545 Classic, 25 Elegance e 28 Elegance são desenvolvidos pelo prestigiado construtor Nuova Jolly. Boa construção, qualidade dos interiores e uma navegação irrepreensível são alguns dos atributos deste fabricante italiano.