No Centro Náutico de Monsaraz já foi colocado um ancoradouro com estrutura de amarração para 12 barcos marítimo-turísticos de médio porte, decorrendo agora as obras de preparação do terreno para os restantes equipamentos. No espaço haverá também um bar/restaurante panorâmico, parque infantil, parque de merendas, balneários/vestiários, rampa para acesso à água das embarcações, zona de estadia e estacionamentos.
O Centro Náutico de Monsaraz fica situado num local classificado pelo Plano de Ordenamento das Albufeiras do Alqueva e Pedrógão (POAAP) enquanto Área de Utilização Recreativa e de Lazer Nível 2 e insere-se numa estratégia de desenvolvimento regional coerente com os princípios da sustentabilidade ambiental, criando-se uma zona multifuncional com uma intervenção mínima no território. Uma vez que a bacia do Guadiana está inserida na denominada Zona Sensível a Eutrofização, será construída uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) com nível de tratamento terciário.
O centro náutico beneficia de uma paisagem de montado e de um conjunto de ilhas que tornam o local muito atractivo, proporcionando também a visão da vila medieval de Monsaraz. O Município de Reguengos de Monsaraz está a desenvolver novas infra-estruturas de apoio ao turismo com o objectivo de beneficiar das potencialidades do Grande Lago de Alqueva e de proporcionar um conjunto de equipamentos atractivos para os turistas.
No concelho de Reguengos de Monsaraz vão ser construídos três grandes projectos turísticos (Parque Alqueva, Herdade do Barrocal/Aquapura Alentejo e Vila Lago Monsaraz – Golf & Nautic Resort) com investimentos superiores a 1,3 mil milhões de euros e a criação de cerca de 20 mil camas turísticas.