REGATAS / Charente-Maritime/Bahia Transat 6.50 2009

0

32 Anos depois da criação da regata, a 17ª edição da Charente-Maritime / Bahia Transat 6.50 2009 irá começar no domingo 13 de Setembro na costa de Charente-Maritime.
A ex “Mini Transat”, a Charente-Maritime / Bahia Transat 6.50 2009 foi criada pelo Britânico Bob Salmon em 1977, um profissional de transporte e amador em regatas, em reacção ao desfalque financeiro e de recurso técnicos durante a Transat 1976. Este novo conceito tinha que ser acessível a todos os tipos de orçamentos e com segurança, os barcos não podem exceder os 6,50 metros de comprimento.
As primeiras duas edições em 1977 e 1979 reflectiram este espírito de simplicidade e modéstia: com começo oficial em Inglaterra, os primeiros navegadores declaravam-se vencedores na meta nas Índias Ocidentais. Ano após ano, a Charente-Maritime/Bahia Transat 6.50 tornou-se a maior regata do mundo, sem comprometer os valores nos quais foi criada.
Sempre acessível a baixos orçamentos e amadores, tornou-se o ponto alto para qualquer velejador que quer fazer carreira numa regata em solitário ao largo. A competição teve mais de 700 participantes desde a sua criação incluindo alguns dos mais famoso velejadores (Peyron, Desjoyeaux, Stamm, MacArthur, Dubois, Autissier Lemonchois, Coville…).

Roteiro idêntico a 2007
Os skippers iram começar na costa de Charente-Maritime a 13 de Setembro atá ao Funchal (Ilha da Madeira). A primeira etapa é 1.100 milhas, um bom começo em que os skippers iram atravessar o Golfo da Biscaia. Os velejadores iram depois até Salvador da Baia (Brasil), uma etapa com 3.100 milhas com a passagem do equador.
O Brasil será o destino final da The Charente-Maritime / Bahia Transat 6.50. Iniciada em 2001, a GPO foi inovadora por propor uma nova rota que levava os competidores ao hemisfério sul atravessando águas míticas e o equador.
Durante 4.200 milhas a frota tem que se adaptar à mudança dos ventos do hemisfério norte para os do hemisfério sul. Mas a GPO trabalhou na implementação de novas medidas de segurança em colaboração coma a Classe Mini, com um aumento da formação dos skippers, com selecções mais detalhadas e um sistema de acompanhamento com o posicionamento de balizas.

Calendário
Partida: Domingo 13 de Setembro 2099
Percurso: Charente-Maritime (França) / Funchal (Madeira) / Salvador da Baía (Brasil)
Milhas: 4.200 (cerca de 7800 km)
Número de barcos: 84 skippers
Organização: Grand Pavois
Presença de barcos: apartir de 3 de Setembro
Vila da competição: de 9 a 12 de Setembro das 11h00 ás 19h00 na Bassin des Chalutiers

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta