[size=x-small][color=c9c9c9]Frota deixa Lisboa[/color][/size]
Figura de proa – Amerigo Vespucci |
As comemorações do 50º Aniversário das Regatas dos Grandes Veleiros transformaram a zona ribeirinha de Lisboa numa festa sem precedentes.
Com um programa exaustivo de grande animação para as tripulações foram dias inesquecíveis os que se viveram entre 19 e 23 de Julho sob o alto patrocínio do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva que aceitou ser o Patrono da Regata deste ano.
Dia 23 foi o desfile no Tejo com a frota a rumar a Cádiz.
Segundo Nigel Rowe Presidente da Sail Training International, entidade organizadora deste evento: As Regatas dos Grandes Veleiros têm contribuído de uma forma notável para a amizade e compreensão internacionais bem como um novo patamar na vida de muitos milhares de jovens rapazes e raparigas que nelas têm participado ao longo de décadas.
Eendracht |
Actualmente o treino de vela para jovens toma uma dimensão maior dada a menor oferta no que diz respeito a possibilidade de aventura e de teste às suas capacidades.
Através das múltiplas experiências que o treino de Vela proporciona, os jovens aprendem o valor do trabalho em equipa e de liderança e desenvolvem novas capacidades bem como a confiança necessária que vai expandir e enriquecer a sua vida social e profissional.
A primeira regata de Grandes Veleiros, há 50 anos, foi organizada pelo Comité Internacional para as regatas dos Grandes Veleiros então criado por entusiastas de Portugal e Inglaterra. Esta organização viria a tornar-se a Associação de Treino de Vela do Reino Unido, que adquiriu nos anos sessenta dois navios de treino de vela.
Este ano a Sail Training International foi nomeada para o Prémio Nobel da Paz reconhecendo o valor da sua herança e promessa do que estas novas actividades representam para o futuro.
Escultor Jozé Espiga |
É também da autoria do talentoso escultor português Jozé Espiga o troféu em bronze concebido especificamente para esta Regata. Criador de grande número de moedas e medalhas Jozé Espiga recebeu entre outros, o Prémio da Bienal de S. Paulo de 1973, o Prémio da Academia de Belas Artes de Lisboa em 1987, igualmente galardoado com o prémio Coty para a Medalha do Ano, nos Estados Unidos em 1998 pela moeda de sua autoria comemorativa do Ano Internacional dos Oceanos .
Funchal 500 Tall Ships Regatta 2008
Foi ocasião também para desde já anunciar o percurso e portos anfitriões para a Funchal 500 Tall Ships Regatta 2008. Falmouth no Sudoeste de Inglaterra foi seleccionado como porto de partida. A frota
Christian Radich Vencedores Class A e geral |
fará a largada no início de Setembro de 2008 em direcção ao Porto de Aveiro, donde a partir de Ílhavo rumará até ao Funchal na Madeira.
A frota desta regata é o ponto alto do grande Festival do Funchal comemorativo dos 500 anos de história marítima desta cidade.
A ideia subjacente foi a selecção de portos com fortes tradições marítimas mas distintos. Que tivessem igualmente um compromisso firme com o treino de vela e a capacidade de providenciarem um número significativo de tripulantes aprendizes nas suas comunidades e que pudessem participar. O Funchal tem nos seus objectivos juntar-se à crescente família internacional dos portos amigáveis no treino de vela sendo que em 2008 o porto comercial no centro da cidade estará transformado num porto de lazer para atrair turismo.
Primeiros na linha de chegada os Espanhois Hansa |
Para acompanhar estes eventos e para saber como pode participar visite: www.sailtraininginternational.org