Regata Atlantis Cup a caminho da ilha Terceira

0

A segunda etapa da 27ª Atlantis Cup já começou (2ª Etapa Quinta dos Açores). Os 15 veleiros em prova saíram ontem (29.7) de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, rumo à cidade histórica de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.
Ao todo são mais de 94 milhas, que as tripulações preveem trabalhosas.
“Vai ser uma etapa no mínimo interessante pelas condições meteorológicas previstas. Vamos ter algum vento na primeira parte da viagem e depois uma chegada à Terceira com vento fraco”, diz Eduardo Sarmento, presidente da Comissão de Regatas.
Os barcos deixaram Ponta Delgada às 13 horas (hora local), com o anemómetro a marcar 12 nós de vento. O primeiro a rondar a baliza de desmarque foi o 4Xcape de Luís Quintino, seguido do Rift de Carlos Moniz. O terceiro foi o Sea Lion Of London de Manuel Champalimaud.
Em ORC Club a disputa é sobretudo entre dois barcos, o 4Xcape de Luís Quintino e o Rift de Carlos Moniz, ambos do Clube Naval da Horta.
Quintino parte em vantagem para esta segunda perna após ter vencido a primeira etapa entre Santa Maria e São Miguel.
“Senti que não conseguimos vencer a primeira perna por pouco. Vamos dar o nosso melhor para chegarmos à frente e equilibrar a prova”, diz Carlos Moniz.
Já na classe Open, Soraya de Frederico Rodrigues e Orion XL de Alexandre Rainha são os candidatos mais fortes à vitória. Soraya está para já à frente de Orion XL, um barco vindo de Faro/Algarve, mas os pontos que os separam são poucos e esta etapa pode dar a volta à tabela de classificação.
Os primeiros barcos deverão chegar a Angra do Heroísmo esta madrugada.
A 27ª Atlantis Cup – Regata da Autonomia junta 15 veleiros e mais de 60 tripulantes vindos do Continente e de várias ilhas açorianas.
A competição, que passa por quatro ilhas dos Açores, é organizada pelo Clube Naval da Horta.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta