Novo programa da Câmara Municipal e Turismo de Lisboa (ATL) vai reabilitar um conjunto de pontões ao longo das duas margens do Tejo. O projeto apresentado no passado dia 8 de dezembro, na Gare de Alcântara, pretende complementar a oferta do transporte fluvial na Área Metropolitana.
A concretização do programa, a cargo da ATL, prevê a instalação e reabilitação de treze cais de acostagem, e tem como ponto central a Estação Fluvial Sul e Sueste. Além do novo Cais de Lisboa, haverá quatro cais principais: Belém, Parque das Nações, Montijo e Cacilhas (Almada).
O Cais da Matinha, com um projeto especial, é um dos cais complementares, a que se juntam o Cais do Gás e Alcântara, em Lisboa, e Ginjal, Trafaria, Porto Brandão, Seixal e Barreiro, na margem sul.
A estratégia municipal, de aproximação da cidade ao Rio Tejo, pretende, ainda, ser um complemento da rede atual do transporte público, abrindo caminho a novas soluções como o táxi-barco.
Nos termos do protocolo celebrado com a autarquia, a ATL terá que apresentar, até ao final do primeiro trimestre, uma proposta para concretização do projeto, que inclui um plano de negócios e uma proposta de financiamento e calendarização. Fonte: C.M.L.