Reconstrução da embarcação tradicional “Os Cavalinhos”

0

Campanha de angariação de fundos a decorrer, no próximo dia 15 de Maio pelas 10 horas, na Praia do Barril no Algarve. Uma iniciativa do Núcleo de Património Marítimo da Junta de Freguesia de Santa Luzia.

CARTAZ_CAVALINHOS_VISITA_15MAIOSanta Luzia localiza-se no Algarve e é uma terra de fortes tradições marítimas, a qual ainda mantém no seu dia-a-dia embarcações de madeira e artes de pesca repletas de história. É por isso pertinente garantir a salvaguarda e valorização do património identitário de uma comunidade. São os quotidianos que constroem a história de um povo, e aqui neste misto de Ria Formosa e mar vive-se e respira-se o melhor de uma cultura dedicada à pesca. Assim, integrado nesta vivência encontra-se a embarcação “Os Cavalinhos” com mais de um século de história. Nas últimas décadas a substituição dos barcos de madeiras por barcos de fibras tem provocado a degradação e desaparecimento das tradicionais embarcações de madeira. 1534917_10202197388230668_1728408577_o“Os Cavalinhos” é uma pequena embarcação com cerca de 6 metros de comprimento por cerca de 1, 30 metros de largura, enquadrado na tipologia saveiro. Iniciou a sua história como embarcação a remos de pesca costeira de polvo, recorrendo ao uso do alcatruz e da murjona. Devido à sua fisionomia e rapidez, passou também a integrar as tradicionais regatas a remos que acontecem anualmente no mês de Agosto (Festa dos Pescadores) nesta freguesia. É de salientar que ao longo das décadas foram raras as vezes que perdeu o primeiro lugar para outras embarcações, porém, presentemente devido ao seu avançado estado de degradação tem sido difícil assegurar a sua participação nas mencionadas regatas. Desta forma, visando a conservação, salvaguarda e valorização deste património marítimo, o Núcleo de Património Marítimo da freguesia de Santa Luzia propôs-se a reunir apoios junto de entidades públicas e privadas com o propósito de reconstruir este importante legado marítimo de forma a devolver-lhe a sua antiga glória como campeão. Não podemos também esquecer que este tipo de embarcação faz parte da identidade cultural de um povo, logo é o seu passado e como sem passado não há futuro, há que lutar pelo restauro deste “pedaço” de história.

20150506_10412420150506_104134Mais informações:
Junta de Freguesia de Santa Luzia
Telefone: 281 381 820| Telm: 968 124 606
Morada: Rua de Angola, s/n 8800-539 – Tavira
https://www.facebook.com/freguesia.luzia
http://jfsantaluzia.pt

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta