Quatro modelos da Jeanneau foram nomeados para Iate Europeu do Ano, e para a competição de Barco Croata do ano de 2007. Os quatro barcos nomeados são comuns aos dois eventos.A organização do Iate Europeu do Ano, que premiou em 2006 o Sun Odissey 45, nomeou o Prestige 30 S na categoria de powerboats até aos dez metros de comprimento, o 50 S na superior a 15 metros, e escolheu para a categoria de veleiros os modelos Sun Odissey 39 DS e 42 DS, nas categorias de 10 a 12 metros e de 12 a 14 metros, respectivamente. A votação será levada a cabo por jornalistas de dez conhecidas revistas europeias da especialidade, que irão decidir quais os melhores entre 20 barcos a motor e veleiros. Os prémios só serão revelados no sábado dia 20, no salão náutico de Düsselforf (Alemanha).
A eleição da Croácia terá como anfitrião o catálogo marítimo Naucat. Os barcos nomeados para esta competição são exactamente os mesmos e as categorias mantêm-se, com excepção dos barcos a motor, onde o Prestige 30 S estará na categoria dos barcos entre nove e onze metros, e o Prestige 50 S será integrado numa lista entre 13 e 15 metros de comprimento. O júri será composto por 80 fabricantes de todo o mundo, mas também por membros da Indústria Croata de Barcos. Ao todo vão ser analisados 60 modelos de barcos divididos em três categorias e 13 grupos.
Os vencedores vão ser anunciados na feira do Zagreb no dia 16 de Fevereiro, mas a votação vai encerrar no dia 3. No ano passado, o vencedor foi o Merry Fisher 655 da Marlin.