Fundação Navega e entidades ambientais locais como Verdemar Ecologistas em Ação e Equilíbrio Marinho organizam dia de limpeza subaquática na marina desportiva
Puerto Sotogrande e a Fundación Navega comemoram o Dia Mundial do Meio Ambiente com um dia de limpeza do fundo do mar nos pontões 1, 2 e 3 da marina desportiva de San Roque.
Embora não coincida com a data exata do Dia Internacional do Meio Ambiente, a atividade é comemorada no mesmo mês e com o mesmo propósito de destacar a importância da conservação ambiental.
Esta atividade soma-se às múltiplas iniciativas realizadas para cumprir compromissos de sensibilização ambiental, tanto na divulgação como na prática. A documentação destas atividades está incluída nas auditorias para obtenção da norma ISO 14001, certificada pela AENOR. Além disso, os registos destas ações são apresentados todos os anos na candidatura da ADEAC, e Puerto Sotogrande orgulha-se de ser uma marina galardoada com a Bandeira Azul.
Durante o dia de limpeza foram recolhidos vários resíduos, como plásticos, garrafas, metais (incluindo panelas e artes de pesca), barcos, duas baterias, um pequeno motor danificado, canos e madeira. Esses resíduos são provenientes principalmente de quedas acidentais durante a manutenção de barcos, uso indevido de lixeiras e materiais arrastados pelo rio Guadiaro e pelas correntes oceânicas.
A colaboração do pessoal das áreas de Segurança, Marinha e Manutenção da marina foi crucial para o sucesso do dia, ajudando no reboque da plataforma e controlando a segurança do cais. A área de trabalho foi delimitada com cones e foi disponibilizado um recipiente especial para resíduos.
O evento começou com um café da manhã convivial oferecido por Puerto Sotogrande, onde os participantes trocaram impressões e experiências. Os profissionais, vindos de diversas nacionalidades como França, Inglaterra, Alemanha, Bulgária, Suíça e Espanha, tiveram acesso aos chuveiros antes e depois de iniciar a limpeza.
Da Área de Atendimento, Qualidade e Meio Ambiente foi coordenada a instalação de uma tenda com banners das empresas e instituições participantes. Os voluntários atenderam a equipe de trabalho, forneceram garrafas de água e informaram os transeuntes interessados, inclusive muitas famílias com crianças que demonstraram grande interesse pela atividade.
A marina agradeceu à Typical Alternative a disponibilização do cais flutuante, que permitiu aos 11 profissionais de mergulho realizarem a limpeza com maior conforto. Da mesma forma, é feito um apelo aos clientes portuários para colaborarem no cuidado e manutenção das embarcações, utilizando o ponto limpo para depositar baterias, motores fora de uso e outros resíduos, evitando que acabem no mar.
Esta atividade contou com a colaboração da Câmara Municipal de São Roque, Associação Subaquática de Casares, Real Clube Marítimo de Sotogrande (RCMS), Caetaria, Alternativa Típica, Verdemar Ecologistas em Ação e Equilíbrio Marinho.
A participação conjunta destas entidades evidencia o compromisso da comunidade com a preservação do ambiente marinho e a promoção de práticas sustentáveis na Costa Natural de Sotogrande, Campo de Gibraltar e Costa Ocidental do Sol.