A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) sagrou-se vencedora do Prémio Europeu Natura 2000, na categoria de Conservação Marinha, com o MedAves Pesca, que trabalhou de perto com pescadores para proteger as aves marinhas.
O projeto agora distinguido tem como objetivo a mitigação da captura acidental de aves marinhas por artes de pesca – como redes de emalhar, linhas e anzóis -, através da utilização de “papagaios-afugentadores”. Uma vez acoplados às embarcações de pescadores, estes engenhos semelhantes a papagaios de papel oscilam face à ação do vento e simulam a presença de um predador, tendo um efeito dissuasor e evitando que as aves marinhas fiquem presas nas redes, linhas e anzóis; uma ameaça que todos os anos causa a morte de cerca de 200 mil aves nas águas europeias.
De acordo com Ana Almeida, Técnica de Conservação Marinha da SPEA, “é com uma enorme satisfação que recebemos a notícia desta distinção, não apenas pelo que o projeto MedAves Pesca representa para a preservação das aves marinhas, mas, principalmente por se tratar de um trabalho desenvolvido em cooperação estreita com a comunidade piscatória”. Ainda para esta responsável, “este prémio vai ser um bom contributo para a continuidade do nosso trabalho de sensibilização e implementação, já que é urgente que Portugal implemente um plano de ação para reduzir as capturas de espécies sensíveis e ameaçadas”, conclui.
Uma iniciativa da Comissão Europeia, o Prémio Europeu Natura 2000 acontece anualmente e visa reconhecer a excelência na gestão dos sítios Natura e as conquistas ao nível da conservação, não esquecendo o destaque ao valor acrescentado da rede de áreas de proteção da natureza da União Europeia para as economias locais.
No total, cada edição do prémio reconhece seis projetos, um por cada categoria (conservação terrestre, conservação marinha, comunicação, benefícios socio-económicos, cooperação transfronteiriça e, ainda, o Citizens’ Award – um reconhecimento do público daquele que é o seu projeto preferido). A SPEA e restantes vencedores de cada categoria recebem um troféu e uma pequena contribuição financeira para esforços de conservação futuros.