Para a 3.ª Conferência Portuguesa sobre Lixo Marinho e Microplásticos, a APLM – Associação Portuguesa do Lixo Marinho propõe painéis de discussão sobre lixo marinho e microplásticos, jogos colaborativos de literacia do oceano e um desfile de moda sustentável. A conferência coincide com a comemoração dos 10 anos de atividade da associação e realiza-se nos dias 21 e 22 de setembro, quinta e sexta-feira, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, onde se juntam mais de 30 oradores de diversas áreas de atuação. O objetivo? Alertar para o conhecimento, a proteção e a preservação do oceano.
Durante dois dias, investigadores, empresários, e outros profissionais da área da sustentabilidade ambiental discutem políticas, impactos e soluções para o problema global do lixo marinho, numa conferência dirigida à sociedade em geral. Os estudantes que desenvolvem investigação em lixo marinho e microplásticos também são chamados a participar, com a apresentação dos seus trabalhos em pósteres expostos no Átrio.
A conferência inclui cinco painéis de debate assentes em temáticas tão diversas como a monitorização e as tendências do lixo marinho nas praias de Portugal, a prevenção dos riscos dos microplásticos para a nossa saúde, os plásticos biodegradáveis ou a sustentabilidade ambiental da indústria têxtil e do vestuário.
Aos momentos de debate juntam-se uma sessão lúdica e didática de jogos colaborativos de promoção da literacia do oceano e um desfile de moda sustentável com entrega do Prémio Impacto Ambiental pela Etikway, uma comunidade de designers e marcas de moda sustentável.
No dia 21 de setembro, pelas 17.30, os participantes na 3.ª Conferência Portuguesa sobre Lixo Marinho reúnem-se para a comemoração dos 10 anos de atividade da APLM – Por um Mar sem Lixo.