Após a votação de mais de 6 000 membros do público e de um Painel de Jurados Internacional de 32 especialistas em barcos elétricos, estes são os barcos que ficaram em primeiro lugar em suas respectivas categorias como melhores representantes de “excelência em barcos elétricos e navegação”.
A votação foi ponderada em 75% Painel / 25% Público. Em muitas categorias, essa foi uma competição incrivelmente acirrada – tanto que em uma categoria, quando todos os votos foram somados e ponderados, apenas alguns pontos separaram os primeiros dos quartos colocados.
Os prémios têm o nome de Gustave Trouvé, o inventor francês que decidiu que a melhor maneira de trabalhar no motor elétrico que impulsionava seu protótipo de barco ‘ Le Téléphone ‘ ao longo do Sena em 1874 era criar uma unidade destacável para que ele pudesse mexer no motor na sua oficina, em casa. Foi o nascimento do motor de popa.
Em 2024, mais de 150 barcos de 25 países e de todos os continentes, exceto a Antártida, entraram no “The Gussies” e continuam o seu legado. A organização elogiou não apenas os vencedores, mas também a todos os designers, construtores, técnicos e todos os envolvidos em dar vida a esses barcos e por ajudarem a desenvolver a propulsão elétrica em todos os lugares.
O modelo Sun Concept EVO 7.0 Cruise, do construtor português Sun Concept, venceu na categoria – Barcos elétricos de produção até 8m. O SunConcept EVO 7.0 é um barco movido a energia solar projetado para uso em águas calmas e abrigadas, adequado para áreas costeiras protegidas e áreas de lagoas e ribeirinhas onde o ruído, a poluição e o estresse causado pela agitação são fatores que desestabilizam e desvalorizam a paisagem e o bem-estar.
Principais características:
Capacidade para 12 pessoas. Independente de energia, capaz de operar a 4 nós. Velocidade máxima: 7 nós. Versão padrão com 2 motores de 6 kW, baterias de lítio de 31,4 kWh e geração de energia solar de 1,54 kWhp.