Premiere 51, um barco construído por quem navega

0

Fotos: Estaleiro. Texto: Náutica Press

51 Rosso visto de popa

A nova marca italiana Premiere Yachts apresenta o Premiere 51 nascido da colaboração entre a empresa mãe Class Yacht Italy (veleiros) e a Marine Team vocacionada mais para os barcos lagosteiros italianos. De linhas muito elegantes e clássicas que combinam com a aplicação da última tecnologia de forma a garantir o conforto, o estilo e a segurança.

O Premiere’ 51 é um barco que nasceu da mente de homens que navegam há mais de 30 anos, designers de embarcações militares com


Cabina do proprietário

grande experiência e que ansiavam construir um produto na moda e capaz de representar a classe e o saber fazer inquestionável das marcas italianas. O resultado foi um barco que navega em quaisquer condições climatéricas e a quase 40 nós. Após horas de pesquisa, desenho, construção e navegação do protótipo, o que permitiu optimizar todos os elementos.

O barco utiliza os mesmos princípios dos de grandes dimensões, mesmo tendo 15 metros de comprimento e 4,87 de largura, tem um casco moderno e invulgar, desenvolvido em tanques navais, sendo muito confortável mesmo na sua velocidade máxima. Apesar de só poder ser apreciado em actividade, este barco tem características singulares para um barco produzido em série.


Mesa à popa

Destacam-se, por exemplo, a leveza, pouco vulgar para um barco de recreio (13 mil quilogramas), as estruturas e o casco, já que são capazes de resistir às condições mais difíceis. A construção é tipicamente italiana e o comprador pode escolher entre 200 cores para o casco. O interior também pode ser personalizado, dentro das soluções propostas pelos designers. A coordenação do desenho e da construção esteve a cargo da Premiere Yacht, que tem especialistas apaixonados pela navegação e pelo desenho e construção de cascos invulgares. As pessoas envolvidas neste processo já colaboraram na elaboração de maxi-iates utilizados em grandes provas como a Taça América.


Posto de comando

O uso polivalente da forma em V do casco possibilita a navegação em deslocamento, a cinco nós, e deslizamento a 32 nós com total segurança e conforto. A força e a leveza unem-se de forma equilibrada: As estruturas, o convés e o casco são construídos em vidro e kevlar, uma fibra contra as quebras que já é utilizada em barcos de competição e nos capacetes de Fórmula 1. O convés está coberto em teca, unida com parafusos e está ligado ao casco através de adesivos especiais que selam a superfície na totalidade. Só por si, seriam suficientes para ligar as duas partes, mas a união é garantida também por parafusos em aço inoxidável. Fenómenos de torção são reduzidos com vigas e superfícies com protectores em PVC.


Premiere 51 à velociade máxima

Os espaços são amplos e garantem bons compartimentos de arrumação (a carga pode chegar a 1500 quilogramas), sobressaindo a largura considerável do barco. O design é um ponto forte e a sua protecção está assegurada com a escolha de resinas anti-osmose. A cobertura é em gel para contornar o cheiro das resinas. De qualquer forma, a empresa dá garantia de cinco anos contra o fenómeno. O gosto no design não impede a fácil manutenção da embarcação. Os materiais interiores são madeira de cerejeira, teca e maple. Para estar, os construtores tiveram cuidado de permitir uma área ampla de passeio, luminosidade, incluíram uma zona de sol e sistemas de isolamento de som. A ventilação também foi estudada, de forma a não ser necessário ar condicionado, apesar de estar incluído.


Interior 2 cabinas

Uma boa performance de 32 nós é garantida, mesmo com uma propulsão média, e a navegação é fácil mesmo em condições difíceis. O consumo de combustível é reduzido e o depósito tem capacidade para 1800 litros. Os construtores ressaltam também a autonomia em velocidade de cruzeiro durante o deslizamento e a baixa velocidade. Os motores são Volvo Penta (2 X 500 ou 575 hp). Para o descanso, os construtores providenciaram 4+1 cabines ou 6+1. As versões disponíveis são a de três cabines mais uma para a tripulação e cozinha, ou de duas cabines, mais uma de tripulação e cozinha no deck inferior.

Ficha Técnica do Premiere 51’

Para saber mais consulte www.premiereyacht.it

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta