Maya Gabeira, surfista profissional brasileira, é a quarta atleta a entregar uma das suas pranchas à Surfer Wall, uma área de exposição criada pela Câmara Municipal no Forte de São Miguel Arcanjo, em resposta a uma oferta de Pedro Scooby, que quis deixar a sua marca no edifício emblemático da Praia do Norte.
O Presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, recordou que a Big Rider foi “um dos primeiros desafios de comunicação que tivemos, quando entrámos para a gestão da Autarquia, foi o aparatoso acidente que ela sofreu na Praia do Norte (outubro de 2013, Maya tentava bater seu recorde de maior onda surfada na Nazaré, quando caiu, e ficou inconsciente)”.
“Maya ficará emocionalmente, e não só, ligada para o resto da sua vida à Nazaré”, declarou o autarca.
A surfista agradeceu à Nazaré e a Câmara a forma como tem sido acolhida. “Sempre me senti como em casa”, disse a surfista, acrescentando que “as ondas são a principal motivação, mas sentir-me em casa, aqui, faz toda a diferença”
A Surfer Wall é um projeto da Câmara Municipal, que pretende demonstrar o respeito e reconhecimento da terra pelos surfistas que competem, treinam ou utilizam a Praia do Norte como lugar de superação, e divulgam suas potencialidades pelo mundo, junto de mais atletas.
Para além de Scooby, Steudtner, Garrett e Maya, outros surfistas já ofereceram pranchas que utilizaram nas ondas da Nazaré, e que serão ali instaladas nos próximos tempos.