A numerosa frota nacional teve uma boa estreia no 47º Troféu S.A.R. Princesa Sofia, que decorre até 2 de Abril, em Maiorca, Espanha. A dupla João Villas-Boas/Tomás Camelo é a mais bem classificada entre os portugueses, estando na 9ª posição da geral de 470 masculino e ocupando, de momento, a vaga disponível para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016.
João Villas-Boas/Tomás Camelo não podiam ter começado melhor o Troféu Princesa Sofia. A dupla nacional foi 9ª e 4ª nas duas regatas realizadas nos 470 Masculinos e é 9ª da geral. No final do primeiro dia, os velejadores nacionais ocupam a única vaga disponível para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, com três pontos de vantagem sobre os italianos Gabrio Zandonà/Andrea Trani. António Matos Rosa/João Matos Rosa são 20º da tabela classificativa, depois de serem 10º e 13º. Diogo Pereira/Manuel Macedo terminam a jornada no 37º lugar, tendo sido 20º em ambas. Os norte-americanos Stu Mcnay/Dave Hughes e os australianos Mathew Belcher/Will Ryan partilham a liderança com os suecos Anton Dahlberg/Fredrik Bergstrom, no terceiro posto.
Também em excelente plano esteve Gustavo Lima que foi 5º e 6º nas duas disputadas em Laser Standard e está no 13º lugar da geral. Rui Silveira é 45º, depois de ser 23º e 12º. Eduardo Marques queda-se pelo 79º posto, tendo sido 25º e 27º e Santiago Sampaio é 140º, foi 41º e desqualificado por largar adiantado. Recorde-se que esta é a segunda prova de selecção nacional para as olimpíadas brasileiras. Na frente está o argentino Julio Alsogaray com o norueguês Kristian Ruth e o neozelandês Andrew Maloney a serem segundos.
João Rodrigues teve igualmente uma boa prestação neste primeiro dia. O veterano madeirense foi 13º e 6º nas duas disputadas e ocupa o 14º lugar. O israelita Nimrod Mashiah e o britânico Tom Squires repartem a primeira posição. O francês Thomas Goyard é terceiro.
Em Nacra 17, Afonso Domingos/Mariana Lobato foram 16º, 17º e 27º nas três realizadas e estão no 19º lugar da geral. Na disputa da vaga disponível para o Rio 2016, os portugueses têm à sua frente os suecos Ida Svenson/Rasmus Rosengren que são 14º. Os franceses Billy Besson/Marie Riou, os austríacos Thomas Zajac/Tanja Frank e os alemães Paul Kohlhoff/Carolina Werner são os três primeiros.
Jorge Lima/José Costa são 24º da geral de 49er, depois de serem 13º, desqualificados por largarem adiantados e 7º, nas três realizadas na classe. Os jovens Rodolfo Pires/Gonçalo Pires estão em 69º lugar, tendo sido 32º na primeira e não tendo competido nas restantes por terem rasgado uma vela. Os irlandeses Ryan Seaton/Matt Mcgovern estão na frente. Os espanhóis Diego Botín/Iago lopez e os austríacos Nico Delle Karth/Nikolaus Resch, são 2º e 3º, respectivamente.
Sara Carmo foi 13ª nas duas efectuadas em Laser Radial e está no 28º lugar da geral. Na luta pelas duas vagas no Rio 2016, a velejadora nacional está atrás da Rússia (Elena Vorobeva 12ª), da Hungria (Maria Erdi 13ª), de Espanha (Martina Reino Cacho 17ª) e da Polónia (Agata Barwinska 25ª). Carolina João ocupa a 57ª posição, tendo sido 29ª e 25ª. A dinamarquesa Anne-Marie Rindom está no comando, seguida da francesa Pernelle Michon e da britânica Alison Young.
Nos Finn, Frederico Melo termina o dia no 36º lugar, depois de ser 40º e 30º nas duas realizadas. Na luta pela vaga em aberto para o Rio 2016, o velejador nacional está atrás de Rússia (Egor Terpigorev 14º), República Checa (Ondrej Teply 17º), Espanha (Pablo Guitian 18º), Turquia (Alican Kaynar 24º), Polónia (Piotr Kula 26º) e Alemanha (Phillip Kasueske 31º). Lidera o britânico Giles Scott. O norueguês Anders Pedersen é segundo e o neozelandês Josh Junior segue em terceiro
Amanhã a primeira regata do 47º Troféu S.A.R. Princesa Sofia está agendada para as 10 horas da manhã portuguesas.
Portugueses em bom plano na estreia em Maiorca
0
Partilhe