Portugueses campeões ibéricos de cruzeiro 2006

0

 Último dia de provas em Cascais (26 de Agosto) coloca no pódio projectos nacionais e olímpicos portugueses, na sexta edição do Troféu Quebramar-Chrysler
Após quatro dias terminou aquela que é considerada a melhor prova de cruzeiro ibérica. A participação estrangeira foi expressiva com a presença de 22 barcos dos 35 em competição nas três classes participantes. Os velejadores nacionais honraram o país tanto a bordo das embarcações lusas assim como tripulantes nos barcos mais competitivos da frota de nuestros hermanos. Isto num dia em que se efectuou apenas uma regata devido à instabilidade em força e direcção do vento que se fez sentir.Na classe 600 Level o pódio foi ocupado pelos olímpicos portugueses, a bordo de algumas das mais competitivas classes do calendário ibérico de cruzeiros. Na primeira posição o barco espanhol Icaro contou com a experiência táctica do Álvaro Marinho. A quatro pontos outra embarcação espanhola o Zurich capitaneada pelo medalhado Hugo Rocha conquistou a segunda posição, logo seguida do Valle Romano onde Nuno Barreto outro dos medalhados olímpicos e actualmente tripulante na 32ª America’s Cup, a bordo do Desafio Español 2007, transladou a sua experiência para bordo. Destaque ainda para o quarto lugar conquistado pela equipa da casa, o Quebramar-Chrysler que somente por um ponto ficou afastado do pódio.
O título de Campeão Ibérico de Cruzeiros na Classe IMS Open foi entregue Luso Roux de José Caldeira o primeiro dos três portugueses que ocupam o topo da classificação geral. Na segunda e terceira posição o Quebramar Cidade de Lagos de Filipe Santos e o Quebramar Xplosion de Rui Ramada dois dos representantes da marca nacional a sul e a norte respectivamente.
Na classe mais concorrida, IMS 600 com 19 embarcações o título ficou em casa, por mérito do Dom Pedro Hotels-Generali de StefanoSaviotti, realce ainda para a frota nacional que introduziu outras 5 equipas no top 10, tendo uma delas conquistado a Taça D. Luis I, o Bettersoft Pagaso tendo sido entregue o Troféu Conde de Barcelona ao espanhóis do Portocaro II.
Em género de balanço há a realçar neste 6º troféu a excelente participação portuguesa frente à credenciada frota espanhola, habituada a competir com êxito no melhor panorama da modalidade europeia.
Em paralelo a este troféu desenrolou-se também o Desafio Chrysler- Exame Dragões que terminou com a vitória do Etc. de Pedro Beckert, Paulo Bastos e Rodrigo Vantacich.
O encerramento fica marcado pela cerimónia de entrega de prémios que reúne mais de 800 ilustres convidados que terminam a noite na mais aguardada festa do Verão, a Bye Bye Summer.

Evento pela sexta vez escreve o nome no palmarés das boas organizações desportivas, o êxito deve-se à excelência tanto da qualidade das provas no campo de regata como em toda a logística de terra com o melhor acolhimento social onde o convívio e a muita animação são apanágio sendo já escola para as melhores provas mundiais.

CLASSIFICAÇÃO GERAL PROVISÓRIA
Level Class
1. Ícaro, Gustavo Martínez Doreste, 4-1-1-2-1, 9 pontos
2. Zurich, Hugo Rocha, 1-4-2-4-2, 13 pontos
3. Valle Romano, Oliver Góngora, 2-3-3-5-4, 17 pontos
4. Quebramar-Chrysler, Gonçalo Esteves, 5-5-4-1-3, 18 pontos
5. Roca, Albert Masip, 3-2-5-3-5, 18 pontos
IMS Open
1. Luso Roux, José Caldeira, 1-3-1-2-4, 11 pontos
2. Quebramar Cidade de Lagos, Filipe Santos, 2-2-3-3-3, 13 pontos
3. Quebramar Xplosion, Rui Ramada, 4-7-5-4-2, 22 pontos
4. L’Inmens, Sabine Schumann, 3-5-6-5-7, 26 pontos
5. Pairo 8, José Luis Freire, 5-6-4-8-5, 28 pontos
IMS 600
1. Dom Pedro Hotels-Generali, Stefano Saviotti, 2-4-2-3-4, 15 pontos
2. Taranta IV, José Luis Ribed, 3-6-6-2-10, 26 pontos
3. Galicia Xove-Caixanova, Pepe Lis, 6-3-8-13-1, 31 pontos
4. Porto Caro II, Julio Freijido, 1-20-4-5-5, 35 pontos
5. Bettersoft Pegaso, Jorge Marques, 10-2-1-9-14, 36 pontos

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta