Portugal recebe Campeonato do Mundo de Moto Surf

0

Praia da Areia Branca será o palco da etapa inaugural da competição que conta pela primeira vez com atletas portugueses

O Campeonato do Mundo de Moto Surf arranca em ondas portuguesas, na Praia da Areia Branca, na Lourinhã, nos dias 28 e 29 de setembro. Na etapa inaugural do Moto Surf World Series 2024, 30 atletas iniciam a sua caminhada pelo título mundial com especial destaque para a estreia de Nuno Gomes, Nelson Santos e Samuel Alves, os primeiros pilotos nacionais a competir nesta prova.
A edição do evento distingue-se ainda pela presença de Claire Hartung, jovem alemã de 18 anos que entra para a história da modalidade por ser a primeira mulher a participar no Campeonato do Mundo de Jet Ski nas ondas.

O regulamento da prova, com algumas semelhanças ao Surf, prevê a disputa entre dois pilotos numa bateria com a duração de oito minutos em que o talento, habilidade e coragem são avaliados por um júri internacional composto por cinco membros que atribuem uma classificação atendendo ao nível de dificuldade, estética, risco e fluidez da performance de cada um dos atletas.
O Moto Surf, também conhecido por Freeride, junta emoção, adrenalina e perícia, distinguindo-se pelas espetaculares manobras dos Jet Skis no ar.
Em antevisão à competição, Luís Centeno Fragoso, responsável pela etapa portuguesa do Moto Surf World Series 2024, confessa que “o Campeonato do Mundo 2024 é muito especial por contar pela primeira vez com atletas nacionais em prova que terão a oportunidade de se estrear junto da elite da modalidade e perante centenas de portugueses“. O também membro da Direção da International FreeRide WaterCraft Association destaca ainda que “a Praia da Areia Branca é o spot perfeito para praticar Freeride pela particularidade e potencialidade das suas ondas, mas também pelas condições de acessibilidade que oferece aos pilotos”.
João Duarte de Carvalho, Presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, salienta que “é fundamental para o Concelho a realização de eventos desportivos com a notoriedade mundial do Moto Surf World Series porque contribuem para a promoção deste território e do seu património natural, cultural e económico, alavancando o tecido empresarial e social locais.
Sabemos que as ondas da Praia da Areia Branca reúnem condições excecionais para a modalidade e acreditamos que vai ser repetido o sucesso das etapas de 2019 e 2022, já que contamos com a presença dos melhores pilotos e equipas internacionais”, conclui o autarca.
A prova promete atrair centenas de visitantes e gerar entusiasmo não só na Praia da Areia Branca, mas um pouco por todo o mundo através da transmissão em direto da Jetskinworld.
O evento é organizado pela Portuguese Jet Sports Boating Association, constituída por amantes de Jet Ski e motas de água, em parceria com a Federação Portuguesa de Motonáutica e conta com o apoio da Câmara Municipal da Lourinhã.
Após a etapa portuguesa, o Campeonato do Mundo de Moto Surf 2024 segue para Montalivet, em França, e termina em Noja, em Espanha.
Recorde-se que Portugal recebe etapas desta competição desde 2004 com a Praia da Areia Branca a ser o palco da prova pela terceira edição consecutiva.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta