Portugal vai liderar o arranque da Estratégia Europeia para a Área do Atlântico através da implementação do seu Plano de Ação entre 2014 e 2015, envolvendo Espanha, França, Irlanda e Reino Unido, assim como a Comissão Europeia, o Comité das Regiões, o Conselho Económico e Social Europeu e o Parlamento Europeu. Esta decisão é o reconhecimento do trabalho que tem sido desenvolvido e a capacidade de liderança demonstrada e foi tomada por unanimidade no decurso da Lisbon Atlantic Conference 2013″ que reuniu, durante dois dias, mais de um milhar de participantes para discutir o Crescimento Azul no Atlântico.Durante esta Conferência, Lisboa teve ainda a oportunidade de afirmar o seu lugar de Capital Europeia do Atlântico. Este evento foi coorganizado pelo Ministério da Agricultura e do Mar e a Câmara Municipal de Lisboa, apoiada pelas três associações empresariais portuguesas: Fórum Empresarial para a Economia do Mar, Oceano XXI Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar e EnergyIN Pólo de Competitividade e Tecnologia da Energia, e, cofinanciamento pelo QREN, no âmbito do Programa Operacional de Assistência Técnica FEDER.
Neste palco estiveram reunidos especialistas de todos os continentes com fachada atlântica, incluindo uma representação da União Africana.
Estiveram igualmente presentes representantes regionais e autárquicos, com uma assinalável representatividade nacional, do norte ao sul, e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, e que debateram o tema e as principais prioridades de intervenção e de que forma interpretam e podem contribuir, para a concretização da Estratégia Nacional para o Mar e a harmonização com a Europa. Foi, também, uma oportunidade para discutir os instrumentos financeiros europeus a disponibilizar neste domínio, para o período 2014-2020.
Houve igualmente oportunidade para discutir o tema do Crescimento Azul nas vertentes científicas e tecnológica e da cooperação internacional para o desenvolvimento. Fonte: DGPM
Portugal na liderança do LeaderShip Group da Estratégia da União Europeia
0
Partilhe