Porto, Gaia e Matosinhos receberam Lusíadas Saúde Porto Sailing

0

A frente atlântica do Porto, Gaia e Matosinhos foi o campo de regatas para um dos maiores eventos de vela em Portugal, a Lusíadas Saúde Porto Sailing, que contou no seu programa com a Regata do Infante e o principal campeonato português de vela feminina, num evento que contou com o envolvimento de 670 pessoas entre participantes e organização.

Organizada pela BBDouro Nautical Experiences, a Women On Water – HeyDoc Clínicas Dentárias foi disputada no Rio Douro, contando com 12 equipas em competição nos radicais Melges15, num total de 24 velejadoras, que ao longo do fim-de-semana realizaram 21 regatas, passando pelas fases de apuramento e qualificação para a final, aonde marcaram presença as 4 melhores equipas.

A vitória foi para a “Team Fitch” das olímpicas Mafalda Pires de Lima, do Clube de Vela Atlântico, e Mariana Lobato, do Clube Naval de Cascais. O segundo lugar foi para as velejadoras da equipa “We Do Sailing”, Francisca Cunha com Joana Azevedo à proa, tendo Patrícia Bastos (Clube de Vela Atlântico) e Gabriela Pereira (Sport Clube do Porto) completado os lugares do pódio.

Na Regata do Infante, a competição destinada aos barcos da classe Cruzeiro, marcaram presença quase 350 velejadores entre as 61 embarcações inscritas, que navegaram no Atlântico, desde Matosinhos até ao Porto, com a tradicional chegada junto à zona histórica da Ribeira, no Rio Douro.

No final das duas regatas realizadas, na classe ANR1, a vitória foi para o “Sea Soul” de Rui Freitas (Clube Naval Povoense), enquanto na categoria ANR2, Manuel Lopes (We Do Sailing) ao leme do “Ojo Piojo” liderou, tendo o “Yess” de Rui Ramada Barros (We Do Sailing) vencido a divisão ANR3. Entre os Platu, o “Cheers” de Filipe Pedrosa (Yate Clube do Porto) chegou na frente, tal como o “Rum” de Tomás Pacheco (Yate Clube do Porto) entre a frota de Sportsboat.

Outra vertente importante desta prova, é ser inclusiva e acessível a todos. Neste sentido, o Barco Lusíadas For All voltou a marcar presença, contribuindo para alargar a prática de vela a toda a população, envolvendo esta ação 50 passeios solidários.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Lusíadas Saúde Porto Sailing foi certificada pelo programa Clean Regattas, da associação mundial Sailors For the Sea, que distingue a organização de eventos baseada em materiais sustentáveis, em todas as suas dimensões. A par desta certificação, foi realizada uma recolha de lixo, com a colaboração de voluntários, na zona adjacente à Douro Marina, em Vila Nova de Gaia.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta