Porto de Setúbal celebrou 101º aniversário com lançamento de nova marca e murais de homenagem à cidade e ao seu património

0

O Porto de Setúbal celebrou, no passado dia 18 de dezembro, o seu 101º aniversário, numa cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, e que ficou marcada pelo anúncio de diversas iniciativas que reforçam o papel estratégico do porto no setor marítimo-portuário nacional.

No evento, a APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, apresentou a nova imagem institucional do Porto de Setúbal, refletida numa nova marca que reflete a ambição do Porto de Setúbal se afirmar como um porto moderno, inovador e sustentável.

Na celebração do 101º aniversário do Porto de Setúbal foram também lançados os “Prémios Âncora” – uma iniciativa que passará a ser atribuída anualmente no Dia do Porto de Setúbal e que tem como objetivo reconhecer, incentivar e celebrar a excelência e o impacto positivo de pessoas, organizações e projetos ou iniciativas inovadoras, sustentáveis e socialmente responsáveis que contribuem para o progresso económico, ambiental e social, fortalecendo o papel estratégico de Setúbal e Portugal como uma referência marítima global. Os Prémios Âncora, nesta sessão de lançamento, foram atribuídos em três categorias: “Impacto e Liderança Inspiradora”; “Excelência na Projeção do Porto de Setúbal” e “Excelência e Visibilidade Internacional do setor marítimo- portuário”, tendo sido distinguidos respetivamente, António Belmar da Costa, Diretor Executivo da AGEPOR, Porfírio Gomes, presidente da Comunidade Portuária de Setúbal, e Leonor Freitas, CEO da Casa Ermelinda Freitas, em reconhecimento pelo impacto positivo das suas carreiras no progresso económico, ambiental e social.

A abrir a cerimónia, o Secretário de Estado das Infraestruturas, sublinhou a relevância do Porto de Setúbal no contexto nacional, referindo a sua importância estratégica ao nível económico, social e até militar. De acordo com Hugo Espírito Santo, «temos de reforçar a capacidade de expansão do Porto de Setúbal, numa visão ambiciosa que pode ser estendida desde a área urbana da cidade até à Lisnave. Temos de ser capazes de criar em Setúbal novos terminais, novas concessões, trazer mais players e garantir que, nos próximos 10 a 15 anos, o Porto de Setúbal assista a um crescimento ímpar».

Por seu lado, o presidente da APSS, Carlos Correia, salientou que «o Porto de Setúbal é um motor fundamental das exportações em Portugal, com reflexos positivos na balança comercial nacional e a sua importância estratégica continua a crescer. À medida que avançamos para um futuro interconectado, a nossa missão é garantir que o Porto de Setúbal continue a ser uma referência global no setor marítimo». Carlos Correia destacou que o trajeto de competitividade, crescimento e inovação que o Porto de Setúbal tem seguido nos últimos anos é também visível no movimento portuário de 2024, com o Porto de Setúbal a encerrar o ano com um crescimento da atividade portuária de 3%, atingindo o marco de 6,5 milhões de toneladas movimentadas e o importante aumento em 8% da dimensão dos navios, traduzido no aumento do GT (Gross Tonnage). «Estes resultados refletem os investimentos na melhoria das acessibilidades, equipamentos e infraestruturas portuárias, mas essencialmente o empenho e a dedicação de todos os trabalhadores, parceiros e stakeholders do Porto de Setúbal. E dão-nos confiança para 2025, um ano que encaramos com determinação e otimismo para consolidar ainda mais o papel estratégico deste porto no panorama nacional e internacional», adiantou o Presidente da APSS.

As celebrações do 101º aniversário do Porto de Setúbal incluíram ainda a inauguração de um mural inspirado nas fotografias de Américo Ribeiro, criado pelo ilustrador Nuno Saraiva, e contou com o lançamento do livro “Américo Ribeiro – Um olhar sobre a Cidade e o Porto de Setúbal”, do escritor e jornalista Ferreira Fernandes, integrado nos Cadernos do Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra. Esta obra foi posteriormente debatida numa mesa-redonda que contou com a participação do autor e do historiador Albérico Afonso Costa.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta