![](http://www.nauticapress.com/LOBODOMAR/empneg/empneg080911/abertura.jpg)
A Administração do Porto de Lisboa procede actualmente a obras de requalificação da Doca de Pedrouços, importante área da frente ribeirinha que esteve subaproveitada nos últimos anos e que, após esta intervenção, ficará habilitada para o acolhimento de grandes eventos náuticos internacionais.
A renovada Doca de Pedrouços acolherá já entre os dias 31 de Maio e 13 de Junho do próximo ano, a mais importante regata de circum-navegação, a VOR Volvo Ocean Race, que se realiza de quatro em quatro anos.
Na edição 2008/2009 esta regata contou com mais de um bilião de seguidores em todo o mundo, envolvendo concorrentes de todos os continentes. A prova decorre em quatro oceanos diferentes e faz escala em 10 países, entre os quais Portugal nesta edição 2011/2012. É precisamente a etapa transatlântica entre os EUA e a Europa que terá como destino Lisboa, que será a única capital europeia deste evento.
A obra de requalificação da Doca de Pedrouços corresponde a um investimento de 6,2 Milhões de Euros e independentemente da VOR se realizar ou não em Lisboa, nunca seria em vão, face à valorização da área e à necessidade de recuperação estrutural da Doca, sobretudo do molhe montante, com um elevado risco de danos consideráveis.
Os trabalhos incidem na área marítima, com a recuperação dos molhes e muros da Doca e em terra, onde se procede neste momento à demolição de alguns edifícios, processo que finalizará durante o mês de Setembro, sendo depois iniciadas as obras marítimas. As dragagens foram já executadas, a uma cota de menos cinco metros e meio ao zero hidrográfico. Será ainda criado um molhe interior, por forma, a evitar os efeitos de marés mais fortes. Em Fevereiro de 2012 a obra estará concluída e a organização da VOR poderá instalar as infra-estruturas necessárias para o apoio à regata.