Porto de Lisboa: Melhor Informação para 250000 turistas de cruzeiros de Lisboa

0

 Os cerca de 250 mil turistas dos navios de cruzeiros que anualmente visitam Lisboa vão ser alvo de acções de apoio e promoção específicas, na sequência de um protocolo assinado dia 22 de Março, entre a Administração do Porto de Lisboa, S.A. (APL) e a Associação de Turismo de Lisboa (ATL).


Um painel com mensagem de boas-vindas, suportes para folhetos e publicações turísticas e elementos visuais – pegadas e flashes de tecto – para divulgar iniciativas, eventos e produtos do Turismo de Lisboa (Lisboa Card, Táxi Voucher, produtos de merchandising) são algumas das acções a desenvolver pelas duas entidades.
As acções desenvolvem-se, numa primeira fase, no terminal de passageiros da Rocha do Conde de Óbidos, onde é igualmente criada, de imediato, pela APL, uma praça de estacionamento dedicada ao sistema Táxi Voucher Lisboa.
No mesmo local, a APL reservará um espaço para a carrinha “ASK me Lisboa”, para aí serem concentradas as operações relacionadas com o Táxi Voucher, Lisboa Card e outros serviços prestados aos turistas pela ATL.
Esta iniciativa será posteriormente alargada aos outros dois terminais de cruzeiros de Lisboa – Alcântara e Santa Apolónia.


APL investe no negócio dos cruzeiros
A APL vai iniciar, no segundo semestre de 2006, a construção do novo terminal de passageiros de Santa Apolónia – que terá capacidade para receber em simultâneo cinco navios – garantindo o aumento da oferta de infra-estruturas dirigidas ao segmento de cruzeiros.
A primeira fase da obra contempla a reabilitação e reforço do cais entre Santa Apolónia e o Jardim do Tabaco, a qual representa um investimento directo da APL na ordem dos nove milhões de euros até 2008. Está neste momento em curso o projecto de execução.
Encontra-se também em desenvolvimento um estudo de design de ambientes para as gares marítimas da Rocha do Conde de Óbidos e de Alcântara, incluído no programa de implementação da nova imagem do Porto de Lisboa, visando oferecer aos turistas maior conforto e conveniência num contexto de modernidade.
Apesar de todos os terminais de cruzeiros já estarem dotados de equipamento de raios-X para passageiros e bagagem de mão, alargado a bagagens de porão em Alcântara e Rocha do Conde de Óbidos, a APL vai investir em 2006 e 2007 mais 325 mil euros neste tipo de equipamentos de segurança.

2006 começa em alta
O porto de Lisboa inicia o ano de 2006 em alta, registando-se nos dois primeiros meses um crescimento de 13,3 por cento em navios e de 27,8 por cento em passageiros, face ao período homólogo de 2005.
As previsões da APL para 2006 apontam para um total de 273 escalas, o que representará um aumento de, aproximadamente, oito por cento em relação ao ano passado.
Em 2005 o porto de Lisboa recebeu 239.524 passageiros (-0,8%). Os passageiros em trânsito diminuíram (-5,3%), mas registou-se um crescimento dos passageiros embarcados (+17,3%) e dos desembarcados (32,9%).
No entanto, é necessário considerar que estes dados comparam com um ano (2004) em que o porto de Lisboa registou um recorde histórico de 270 navios e 241.557 passageiros, que lhe permitiu ascender à liderança da fachada atlântica da Europa (entre os mais de 80 portos da Associação Cruise Europe).
Entre 1995 e 2005 o porto de Lisboa cresceu significativamente no segmento de cruzeiros. Com efeito, constata-se neste período um aumento de 127 por cento no número de passageiros e de 43 por cento no total de navios.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta