A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) alerta para o perigo do lixo marinho: redes, plásticos e tantos outros materiais descartados são a causa para a morte de milhares de animais todos os anos. Para mitigar este problema, a SPEA e restantes parceiros do projeto OceanLit estão a trabalhar com pescadores e populações locais na Madeira, nos Açores e nas Canárias.
Este projeto abrange as regiões dos Açores, Madeira e Canárias, e é focado na problemática do lixo marítimo, responsável pela destruição dos espaços naturais marítimos e costeiros. A SPEA, com o intuito de enfrentar esta ameaça, comprometeu-se a ser responsável pela sensibilização de profissionais, utilizadores e comunidades costeiras, de forma a melhorar as suas práticas, métodos e gestão de recursos.
“Este projeto teve início em 2019 e, desde então, a nossa equipa tem desenvolvido ações de sensibilização sobre o tema, um pouco por toda a ilha“, diz Cátia Gouveia, coordenadora da SPEA Madeira. “Os nossos oceanos necessitam de mais atenção. Devemos todos melhorar as nossas práticas diárias e criar um mundo mais sustentável e saudável para as gerações futuras”.
No âmbito do projeto Interreg OceanLit, a SPEA Madeira desenvolve ações de sensibilização para pescadores e comunidades costeiras sobre a ameaça do lixo marinho, incentivando a que adotem boas práticas de gestão de lixo, em terra e no mar. Este projeto de conservação da natureza é coordenado pela Universidade de Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC) e tem parceiros em Espanha, nos Açores e na Madeira. Na Madeira os parceiros são a Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, a Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, a Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira, S.A., a Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação e a SPEA Madeira.
Ao nível da proteção dos oceanos, além da temática do lixo marinho, a SPEA aborda nos seus projetos de conservação as ameaças da captura acidental, sobre-pesca e poluição luminosa. Além disso, desenvolve ações de proteção dirigidas a várias espécies de aves marinhas, recuperação de habitats e sensibilização ambiental. Mais informação pode ser encontrada em www.spea.pt.
Apenas com esforços conjuntos e a implementação de medidas efetivas será possível preservar o oceano. Assim, junte-se à SPEA e comprometa-se a melhorar os seus hábitos de uso deste material, informando-se sobre a problemática.