Placas de Terra da GLOMEX melhoram o desempenho das antenas de rádio

0

Uma placa de terra é uma interface de ligação entre a eletrónica a bordo, geradores e a água para garantir a continuidade elétrica. Melhora o desempenho de transmissão e receção dos aparelhos de comunicação rádio da embarcação ao reduzir as interferências RF (rádio frequência). As chamadas placas ou chapas de terra de bronze sinterizado de elevada qualidade da Glomex, fabricante líder a nível mundial de antenas para os setores de náutica de recreio e comercial, apresentam uma área de superfície 15% superior à da concorrência – até 5,75 m².

As placas de terra de bronze sinterizado da Glomex consistem em microesferas fundidas que criam uma superfície 10 vezes maior que o seu tamanho atual. Isto não só fornece uma maior capacidade como também um desempenho superior à antena.
Disponíveis em modelos redondos ou retangulares, as Placas de Terra de Bronze Sinterizado possuem um formato exclusivo que resistem a incrustações e minimizam a resistência em deslocamento. Porcas e parafusos sextavados em bronze, feitos do mesmo material das placas, são fornecidas juntamente com espaçadores em plástico. A Glomex disponibiliza seis dimensões de placas: redondas de 55 mm e 128 mm e retangulares desde 155 mm a 455 mm.
Em barcos a motor, as placas de terra de bronze sinterizado da Glomex devem ser instaladas no casco, no terceiro terço à ré, e perto da linha central. Num veleiro, a localização ideal fica entre a quilha e o leme. Em ambas as embarcações, o local de montagem deve ser o mais plano possível; qualquer espaço entre a placa e o casco superior a 3mm deve ser evitado. A instalação na popa não é recomendada, bem como não deve ser colocada à frente de um transdutor de sonda ou odómetro devido à ligeira turbulência criada pela placa.
A instalação de uma placa de terra é um trabalho do tipo “faça-você-mesmo” e por isso bastante simples. Após garantir que o local de montagem permite um acesso desobstruído no interior do casco, a placa pode ser usada como guia ou modelo para furação. Contudo estão incluídos desenhos técnicos com as dimensões e diâmetros precisos dos furos.
Depois de limpa e seca a área, deve ser aplicada uma camada de vedante impermeável tipo silicone, pelo lado de dentro do casco, em cada furo e à sua volta. Garanta que o vedante não cobre a parte traseira da placa. A porca sextavada e o espaçador de plástico dos parafusos devem ser então apertados à mão – não apertar em demasia.
Finalmente, a ligação elétrica é efetuada ao conectar um cabo de cobre trançado de espessura mínima de 8,4mm2 com um terminal de olhal a um dos parafusos, e fixá-lo com a porca de bronze incluída. Para ligar a Placa de Terra ao negativo da bateria, utilize um cabo elétrico de características idênticas.
Se usar uma fita de cobre para ligação à placa de terra, então opte por uma fita de cobre com uma largura mínima de 50 mm. O melhor desempenho nos rádios de MF/HF/SSB é obtido quando se liga diretamente ao acoplador de antena do rádio.
A manutenção das placas de terra é simples. Cracas e outras espécies da vida marinha não se agarram ao metal, pelo que basta limpar as Placas com lixivia e uma escova rígida, e nunca as pintar.
Para mais informações sobre este produto da Glomex: www.nautiradar.pt

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta