Pisciculturas orientadas por Sentinelas e a Nuvem

0

Um novo serviço aproveita três décadas de observações de satélite das zonas costeiras disponibilizados através de um sistema baseado-em-nuvem para fornecer uma fonte de informação rica para a pesca, uma das nossas fontes de alimentos em rápido crescimento.
SAFI (Apoio à nossa Aquicultura e Indústria Pesqueira) é um protótipo de um serviço de informação suportado pelo Sétimo Programa de Ordenamento da UE. Este utiliza dados de observação da Terra para apoiar a indústria da pesca.
Com a garantia de fácil utilização, o SAFI acessa os poderosos recursos da Plataforma de Exploração Temática Costeira apoiada pela ESA (C-TEP), um ‘balcão único’ baseado-em-nuvem que reúne dados de satélite da zona costeira, algoritmos de processamento e capacidade de computação.
O projeto SAFI de três anos chegou ao fim com um último seminário em Marrocos no final de Setembro. Aqui, foi anunciado que o SAFI continuará como uma empresa comercial.
A Organização para a Alimentação e Agricultura da ONU reconhece a aquicultura como um dos setores produtores de alimentos de crescimento mais rápido, sendo responsável por 90,4 milhões de toneladas em 2012 – cerca de 50% de pescado para alimentação do mundo“, comenta Antoine Mangin da empresa ACRI observação-da-Terra, que supervisiona o SAFI.

Temperatura da superfície do mar no Golfo de Cádiz. Copyright SAFI/Ifremer CERSAT

Temperatura da superfície do mar no Golfo de Cádiz. Copyright SAFI/Ifremer CERSAT

Há uma necessidade estabelecida para ferramentas de observação da Terra orientada para o utilizador simples para ajudar a orientar o crescimento contínuo do setor, e para definir quotas de pesca mais precisas para as águas costeiras”.
Os piscicultores já prestam muita atenção às mudanças sazonais para tentar procurar semelhanças entre o ano em curso e os padrões anuais anteriores. O nosso serviço – desenvolvido por sua vez pela plataforma C-TEP – apoia essa análise, possibilitando o rápido processamento de grandes quantidades de dados para fazer comparações históricas, análise estatística e previsões​.
“A criação de peixes, por exemplo, tem de ocorrer em faixas de temperatura específicas para cada espécie de peixe, entre outros parâmetros ambientais, tais como a turbidez.
“Com a utilização do C-TEP, o SAFI pode trabalhar rapidamente através de dezenas de terabytes de dados de uma só vez para extrair a evolução da temperatura ao longo de 20 anos. Fazendo o mesmo com variáveis adicionais, como transparência da água e altura de onda, isto permite-nos rápida e facilmente identificar a localização adequada para a cultura em todo o globo.
“Podemos também calcular a capacidade de carga ambiental do local, permitindo aos usuários prever rendimentos prováveis.

Temperatura do Golfo de Cádiz. Copyright SAFI/Ifremer CERSAT

Temperatura do Golfo de Cádiz. Copyright SAFI/Ifremer CERSAT

A atualização regular dos mapas de fundos marinhos de baixa profundidade através das imagens do Sentinel-2 também podem ajudar os viveiros de mexilhão local e outros crustáceos.
Junto com três décadas de dados de arquivo de satélite, o C-TEP dá acesso às mais recentes imagens dos satélites Copernicus Sentinel-2 e Sentinel-3, cobrindo a cor da água, temperatura da superfície e altura do mar. Novos dados tornar-se-ão acessíveis ao SAFI numa base quase em tempo real para uso em modelos de previsão.
Podemos dar um alerta precoce do potencial florescimento de fitoplâncton capaz de matar peixes: clorofila verde ou maré vermelha. Como resposta, o oxigénio pode ser difundido em viveiros de peixe, embora este método seja dispendioso. Alternativamente, os peixes podem ser recolhidos mais cedo.
“Ondas altas podem também ser previstas, de modo que os viveiros de peixe podem ser afundados mais profundamente. E, 30-50% dos custos de aquicultura recaem na alimentação. Os peixes comem menos a temperaturas mais baixas, ou quando as condições de baixa visibilidade os tornam infelizes. O SAFI permite prever essas condições de modo que os operadores possam evitar o desperdício de alimentos.
Como demonstraram as sessões de instrução durante o seminário em Marrocos, o SAFI pode ser usado em quase qualquer lugar, apesar da falta de conectividade de banda-larga. Isso ocorre porque o C-TEP permite que a descoberta, recolha e tratamento de dados possa ser realizada remotamente, na nuvem.
O C-TEP é uma das seis Plataformas de Exploração Temáticas desenvolvidas pela ESA para servir as comunidades de utilizadores de dados. Como um novo elemento do segmento terrestre de fornecimento de resultados via satélite para os usuários, essas plataformas baseadas-em-nuvem fornecem um ambiente on-line para aceder a informações, ferramentas de processamento, recursos de computação e ferramentas para a colaboração da comunidade. O objectivo é permitir a extração fácil de conhecimentos valiosos a partir de vastas quantidades de dados ambientais que estão agora a ser produzidos pelo programa Copernicus da Europa e por outros satélites de observação da Terra. Fonte: ESA

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta