![](http://www.nauticapress.com/LOBODOMAR/equipamento/equipamento280414/abertura.jpg)
A nova tecnologia adaptável Evolution em pilotos automáticos, permite um desempenho superior no governo de embarcações com sistemas de direção hidráulica. Especialmente desenvolvida para sistemas de governo hidráulicos sem unidade de referência de leme instalada, a tecnologia Hydro-Balance é particularmente eficaz em barcos com motores fora de borda.
Esta tecnologia Hydro-Balanceadapta-se ao sistema de direção do seu barco, daí a sua designação, tem a capacidade de compensar ativamente a elasticidade do sistema hidráulico causada pelas bolhas de ar que ficam presas no sistema de direção, na mangueira e tubagem flexível, e no desempenho variável da válvula. A elasticidade é um fator variável que pode diminuir o desempenho do piloto com o decorrer do tempo. Os skippers mais experientes, institivamente sentem e compensam a elasticidade do sistema quando estão ao leme, mas um piloto automático precisa de aprender a detetar e a compensar quando está no controlo do barco. Até ao momento, os pilotos automáticos marítimos convencionais sem os sensores do ângulo de leme não tinham a capacidade para detetar esta situação.
Se a direção hidráulica não for verificada e a elasticidade do sistema for excessiva então vai haver oscilações e saltos bruscos no comportamento do leme; a proa do barco pode variar alguns graus ou os motores fora de borda podem variar bruscamente à medida que o piloto tenta a todo o custo manter o rumo.
Com o piloto automático a comportar-se desta maneira, os motores fora de borda são impulsionados para um bordo e para o outro alguns graus, e ao mesmo tempo o piloto tenta perceber o porquê de não conseguir manter o rumo. Muitas das vezes não é possível corrigir esta situação porque os pilotos automáticos convencionais não têm uma referência de rumo precisa ou um sensor inteligente integrado de forma a excluir a elasticidade hidráulica do sistema.
E é aqui que os Pilotos Automáticos com a nova tecnologia Hydro-Balance fazem toda a diferença. Ajustam a elasticidade do sistema e compensam automaticamente de forma a evitar as oscilações de rumo. Com o controlo do piloto automático o resultado é preciso, a manutenção do rumo perfeita e não há lugar a variações bruscas e oscilações no sistema de leme.
O sistema Hydro-Balance mantém a monitorização Prop-Walk (Propeller Walk)
Outra questão vulgar nos barcos com motorização fora de borda de elevada potência é a questão da assimetria da direção do torque, mais conhecida por “prop walk”. Basicamente o torque nos hélices cria uma pequena força paralela que funciona tal como a aderência dum pneu ao alcatrão da estrada. Para além de empurrar o barco para vante ou para ré, esta força paralela faz com que a proa do barco se incline para bombordo ou estibordo (dependendo da direção da rotação dos hélices). Devido a esta assimetria o barco pode virar mais apertadamente numa direção do que noutra. A velocidades baixas, a assimetria vai ter impacto no movimento natural do isco ou amostras quando por exemplo na pesca ao corrico. Com acelerações rápidas, a assimetria vai ter impacto na proa e puxar mais para um dos lados mesmo que o leme esteja direito. A nova tecnologia Hydro-Balance deteta a assimetria e depois ensina o piloto Evolution como a eliminar a partir de algoritmos adaptáveis e inteligentes. O resultado é a manutenção dum rumo perfeito, tal como uma seta, e em todas as velocidades.
Para quem já possua um piloto automático Evolution pode adicionar esta tecnologia ao seu sistema fazendo uma simples atualização de software.
Contacte a Nautiradar para qualquer informação sobre este sistema Hydro-Balance.
Comercialização: Nautiradar, Lda.