De um nosso leitor recebemos um “Aviso à Navegação” sobre a peripécia que foi e, está a ser, a renovação da carta de navegação de recreio no novo site Bmar da DGRM! Segundo ele, “…dá a sensação que o sistema bloqueou e que estão há seis meses com dificuldades para renovação e emissão de novos documentos, o que será um grande transtorno para os nautas…”
Tudo começou em 23 de outubro de 2018
“O pedido nº PT2018ICNR000321501 do tipo Renovação de Carta de Navegador de Recreio foi submetido com sucesso no BMar – Balcão Eletrónico do Mar em 2018-10-23 20:19:57.
Qualquer informação ou notificação será enviada através de mensagem de correio eletrónico pelo que se recomenda especial atenção a esta caixa de correio eletrónico.
Receberá brevemente uma mensagem com a informação para proceder ao pagamento dos serviços solicitados, quando aplicável”. Não enviaram qualquer mensagem!
Como não recebeu qualquer mensagem com a informação sobre o pagamento decidiu comunicar telefonicamente com os serviços no dia 23 de novembro de 2018. Após o telefonema enviou novo email para a DGRM de confirmação:
“Exmos Senhores,
Conforme solicitado há momentos pelos vossos serviços, junto comprovativo do meu pagamento multibanco, referente á renovação da minha carta de navegador desportivo.
Chamo também a atenção de V.Exas de nunca ter recebido o email com a informação de que o meu pedido já estaria aprovado e a respetiva factura com os dados para pagamento multibanco tal como V.Exas me informaram e se comprometeram no email que me enviaram a 23/10.
Ficando a aguardar que me confirmem a recepção deste email bem como a regularização do estado do meu pedido de renovação, como combinado telefonicamente”.
Resposta, por email, de um funcionário da DGRM no dia 23 de novembro:
“ Exmo. Sr.,
Acusamos a receção do seu email e do comprovativo de pagamento. O sistema informático entretanto já havia sido atualizado a nível do pagamento pelo que deverá aguardar o envio da carta de navegador de recreio.
Ficará disponível na área ‘Documentos’ a carta de navegador de recreio digital, que pode utilizar enquanto a carta em formato físico não chegar”.
A situação não teve qualquer evolução e com o tempo a passar o nosso leitor voltou a contactar com os serviços passados alguns meses. No dia 03 de maio de 2019 enviou o seguinte email:
“Exmos Senhores,
Agradeço que me informem urgentemente da situação do meu pedido de renovação feito em Outubro e pago em Novembro conforme V/email em anexo.
Lembro que o meu documento tinha validade de 05/03/2019 e que apesar de eu ter tratado da sua renovação com a antecedência necessária, estou neste momento impossibilitado de governar qualquer embarcação , nomeadamente noutro país, por culpa e atraso dos vossos serviços”.