Panerai Classic Yachts Challenge

0

Big Boat
Mariska, Duet, Sagittarius e Savannah triunfam em Antibes

A primeira etapa do circuito mediterrâneo do Panerai Classic Yachts Challenge teve um desfecho muito satisfatório a 2 de junho, em Antibes na Côte d’Azur, após quatro dias de corrida espetaculares na qual participaram 65 dos veleiros clássicos e vintage mais bonitos de todo o mundo.

Classic

Foram disputadas no total quatro corridas durante a 18.ª Les Voiles d’Antibes, com condições estáveis de sol e bom tempo e ventos moderados de 6 a 10 nós, do quadrante sul. A histórica frota bateu-se em percursos mistos de triângulo, costeiros e barlavento-sotavento, de entre 10 e 16 milhas.
Os quatro veleiros vencedores, cada um dos quais recebeu um relógio Officine Panerai, foram o Mariska, um cutter de carangueja de 1908, na categoria Grandes Veleiros, o Duet, um cutter de carangueja de 1926, na categoria Vintage, o Sagittarius, um sloop bermudense de 1971, na categoria Clássicos e o sloop bermudense Savannah, de 1997, na categoria Espírito de Tradição. Os três conseguiram ainda o primeiro lugar nas respetivas subcategorias: O Mariska nos Grandes Veleiros, o Duet na categoria Vintage Cutter – menos de 23 metros, o Sagittarius nos Clássicos e o Savannah, um veleiro da classe J com 27 metros, na categoria Espírito de Tradição. No ano do seu lançamento, o Savannah ganhou também o prémio Best Sailing Yacht, atribuído pela Showboats International e pela Super Yacht Society.

Spirit of Tradition

Vintage

Na maior das subcategorias, a Classic Marconi, o Ea, um cutter clássico italiano de 1952, conseguiu afastar dois dos seus rivais mais próximos, o Arcadia e o Maria Giovanna II. O veleiro britânico Helen K33 fez as honras na classe Vintage Marconi – menos de 15 metros, enquanto a vitória na geral na classe Vintage Marconi – 15 a 23 metros foi conseguida pelo veleiro Leonore, de 1925, já conhecido dos adeptos do circuito uma vez que tinha vencido na categoria Vintage no Panerai Classic Yachts Challenge em 2012. Por fim, mas longe de ser o último, o prémio máximo na categoria Super Tofinou foi entregue ao Speed Bird, um daysailer em fibra de vidro construído em 2010 pelo estaleiro francês Latitude 46.
As condições meteorológicas favoráveis e o nível excecionalmente elevado da frota, tornaram possível um arranque verdadeiramente emocionante para a época, sendo, de facto, um bom augúrio para a nona edição do Panerai Classic Yachts Challenge. O circuito mediterrâneo continua com as seguintes etapas:
• Argentario Sailing Week (Itália, 13 a 16 de junho)
• Vele d’Epoca, Nápoles (Itália, 26 a 30 de junho)
• X Copa del Rey (Minorca, Espanha, 27 a 31 de agosto)
• Régates Royales (Cannes, França, 24 a 28 de setembro).

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta