O ano letivo tem início no Oceanário de Lisboa com experiências originais e desafiantes para o público escolar. As 25 atividades disponíveis visam aprofundar o conhecimento sobre o oceano e inspiram a próxima geração de defensores do grande azul, promovendo uma ligação emocional com o mar, reforçando e complementando o percurso académico dos alunos.
As atividades são dinamizadas num cenário educativo único, capaz de transformar e influenciar alunos de todas as idades. As propostas trazem diferentes perspetivas sobre as ciências marinhas e consciencializam para a influência recíproca oceano-humanidade. Promovem, ainda, o desenvolvimento do pensamento crítico, incentivam a responder de forma responsável aos desafios de conservação do mundo marinho e capacitam para a liderança na gestão sustentável do oceano.
Como novidade para este ano letivo, a atividade “Lineu online” desafia os alunos do secundário a conhecer os sete princípios da literacia do oceano, através do contacto com sete figuras ilustres da história e da ciência: Vasco da Gama, Darwin, Cousteau, Wegener, Lineu, rei D. Carlos I e padre António Vieira. Para Patricia Filipe, Diretora do Departamento de Educação do Oceanário de Lisboa, “Trazer as redes sociais, que estes alunos tão bem dominam, para este contexto educativo, aumenta o seu envolvimento e a sua motivação”.
“O Programa de Educação já contou com mais de um milhão participantes desde o seu arranque em 1999. A maioria dos grupos escolares que nos visita participa nas atividades diretamente mediadas pela nossa equipa de educadores ambientais marinhos. Queremos continuar a proporcionar experiências enriquecedoras, beneficiando do contacto privilegiado e direto com o meio marinho que não deixa ninguém indiferente”, acrescenta a responsável.
Ateliers multidisciplinares como “Matemática debaixo de água”, “Os Lusíadas”, “Oceano XXI, um enigma a bordo”, combinam as ciências marinhas com a matemática, a língua portuguesa, a história e a geografia, promovendo a aprendizagem sobre o oceano através de uma abordagem diferenciadora. Noutras atividades como “Escanifoquê? À procura dos escanifobéticos do Oceanário”, estimula-se o fascínio pela vida marinha através das criaturas mais “escanifobéticas” do Oceanário. O mote é sempre emocionar e criar empatia.
Professores e alunos podem explorar mais conteúdos educativos através do website oceanario.pt/educacao/escolas e usá-los antes, durante ou depois da visita complementando o trabalho em sala de aula. Com dezoito anos de atividade, o Programa de Educação do Oceanário de Lisboa é uma componente essencial para enriquecer a experiência educacional.
O Oceanário também apoia o desenvolvimento profissional dos professores através da realização de workshops de educação ambiental – Plasticologia marinha. Para além de sensibilizar para o problema dos plásticos no oceano, neste workshop são partilhadas atividades hands-on, ferramentas criativas e conselhos práticos e sustentáveis, que promovem a alteração de comportamentos.
No dia 21 de outubro, o Oceanário de Lisboa realiza a 14ª edição do dia aberto ao professor. Um evento de apresentação do Programa de Educação para o ano letivo 2017/18.
Para quem não se encontra em Lisboa, o Vaivém Oceanário, o projeto de educação ambiental em movimento do Oceanário, vai continuar a percorrer o país e a promover a literacia do oceano junto de todos os portugueses.
O programa completo está disponível em https://www.oceanario.pt/content/files/programa_de_educacao_2017_2018_oceanario_de_lisboa.pdf