Ocean Signal Lança Dispositivo Localizador de Homem ao Mar SafeSEA M200 com Aprovação Classe-M

0

A Ocean Signal lançou o seu mais avançado Dispositivo Localizador de Homem ao Mar com aprovação Classe-M, o SafeSEA M200, marcando um passo proativo e estabelecendo um novo padrão para a eficiência e fiabilidade dos transmissores AIS.

Incorporando várias tecnologias avançadas para melhorar as capacidades de alerta de emergência, mantendo simultaneamente um design compacto e funcional, o dispositivo M200 cumpre os mais recentes regulamentos de segurança marítima da União Europeia, que entram em vigor a partir de 31 de dezembro de 2024.

O dispositivo suporta múltiplos métodos de sinalização de emergência, incluindo AIS (Sistema de Identificação Automática), tecnologia DSC (Chamadas Seletivas Digitais) e a frequência de 121,5 MHz para uma melhor localização local.

Em apenas 25 segundos após a ativação, o M200 transmite um alerta DSC GMDSS MOB e, em seguida, envia oito mensagens AIS repetidas a cada minuto. O sinal de localização de 121,5 MHz é transmitido quando o M200 não está à espera de um reconhecimento DSC, maximizando as tecnologias de rádio disponíveis para um resgate local. Assim que obtém uma posição GNSS, o dispositivo transmite as coordenadas exatas do sobrevivente para agilizar as operações de busca e salvamento.

A segurança no mar não é negociável”, afirma Mikele D’Arcangelo, Vice-Presidente de Marketing Global e Gestão de Produto.

Em situações de emergência onde cada segundo conta, vidas dependem de tecnologia fiável e eficiente. O SafeSEA M200 combina a mais recente tecnologia de alerta de emergência com um design robusto e funcionalidades que lhe permitem operar nas condições marítimas mais exigentes. É mais um grande avanço nos dispositivos de segurança pessoal, tanto para profissionais como para utilizadores recreativos.

O SafeSEA M200, que pode ser integrado num colete salva-vidas e ativado automaticamente ao insuflar, também inclui uma funcionalidade dupla de alerta visual de emergência, através de luzes infravermelhas e estroboscópicas. Melhorando a visibilidade do sobrevivente, esta funcionalidade garante a máxima deteção pelos serviços de emergência em condições de pouca luz e durante a noite. A tecnologia NFC (Near Field Communication) incorporada no dispositivo permite aos utilizadores programar o seu próprio MMSI e monitorizar dados de utilização, como a vida útil da bateria e o histórico de autotestes, através da aplicação da Ocean Signal.

Construído para cumprir o mais recente regulamento europeu (ECC/DEC/(22)02), criado para lidar com a congestão do AIS, este dispositivo robusto utiliza o canal DSC para garantir que os pedidos de socorro são comunicados de forma eficiente às autoridades de resgate. Além disso, conta com AIS 1 e 2 para localização precisa e atualizada, sinal de 121,5 MHz para localização por rádio tradicional e luzes para deteção visual tanto de dia como de noite.

O SafeSEA M200 é uma ferramenta essencial para acelerar operações de resgate de homem ao mar e reafirma o compromisso da Ocean Signal em salvar vidas no mar, servindo as necessidades de navegadores recreativos, marinheiros profissionais e trabalhadores offshore.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta