O Obe Fisher 485CC é um modelo de barco que foge, um pouco, ao tradicional visual do estaleiro. Os responsáveis da marca quiseram criar um produto que pudesse conquistar um mercado mais para além do tradicional pescador e, com isso, introduziram uma consola central de onde é mais fácil pilotar o barco.
A simplicidade de linhas e um lay-out austero são a imagem de marca deste modelo não só como imagem mas, também, como forma de o custo total não ser muito elevado. Como em quase todos os barcos de pequena dimensão, a distribuição do peso a bordo é importante e, o Fisher 485CC não foge a essa realidade.
A solução de bancos corridos colocados à frente da consola e logo por detrás da mesma obriga a que os ocupantes (lotação máxima de 6 pessoas) se distribuam de uma forma organizada e equilibrada. Na borda, nas extremidades dos bancos, estão colocados pega-mãos que proporcionam conforto e segurança aos ocupantes. Ao nível dos arrumos temos três locais predefinidos, no porão à proa, na consola central e junto ao painel de popa.
No que diz respeito ao equipamento temos uma consola central individual com espaço suficiente para a colocação de instrumentos e que protege bem o piloto quando este conduz sentado. O resto do equipamento é dois bancos corridos fabricados em fibra e integrados no barco.
Numa primeira análise e quando vi o barco achei que o motor de 25 Cv seria insuficiente para este tipo de modelo. Mas, o nosso teste decorreu em águas interiores e abrigadas e, com dois adultos a bordo, o conjunto teve um comportamento agradável. O construtor coloca como potência máxima a ser instalada os 40 Cv, talvez em mar a diferença se faça notar.
Quanto a prestações e face à ausência de conta-rotações não podemos efectuar os procedimentos habituais de medições de velocidade. O conjunto plana com facilidade e bastaram 2,35 s para sair da água. Aguenta-se bem a planar e o mínimo de velocidade que conseguimos foi os 9,5 nós. Em relação à velocidade máxima atingida ela foi de 20 nós. Ao nível da condução ela feita de uma forma simples tendo o condutor que se habituar ao casco trincado e à sua capacidade de adornar (para não apanhar nenhum susto!). O conjunto possui uma boa capacidade de manobra e, é necessário ter em conta a distribuição de pesos a bordo.
Ficha do Barco
Modelo Fisher 485 CC
Origem Portugal
Construtor Obe & Carmen
Comprimento 4,85 m
Boca 1,72 m
Peso s/motor 230 kg
Potência máx. 40 Cv
Preço do conjunto: 9 950 euros
Comercialização Yamaha Motor Portugal
Ficha do motor
Modelo F25
Origem Japão
Fabricante Yamaha
Tipo 4 tempos e dois cilindros
Cilindrada 498 cc
Carburação 1 carburador
Sistema de ignição CDI computorizado
Peso +/- 70 kg
Medições Obe
A planar em 3,25 s
Mínimo a planar 9,5 nós
Velocidade máxima 20 nós