Entrevista a Jordi Freixas, diretor do Salão Náutico Internacional de Barcelona.
O Salão Náutico Internacional de Barcelona prepara a 56ª edição com otimismo após uma boa comercialização dos espaços que está em linha com a evolução positiva do setor. Organizado pela Fira de Barcelona, o evento, destinado a profissionais e entusiastas da náutica, apresentará de 11 a 15 de outubro no Port Vell a maior oferta da indústria náutica de recreio e desportiva de Espanha, reunindo uma grande exposição de barcos, produtos e serviços relacionados com o mar.
A cerca de dois meses do salão, quais são as perspetivas?
Estamos muito satisfeitos com o ritmo de comercialização de espaços e tivemos que expandir a superfície do ano passado para atender a forte demanda. Tudo indica que o salão irá crescer cerca de 6% e esperamos exceder os 270 expositores e 670 barcos expostos, tanto em terra como na água. O Salão Náutico é o principal evento de desportos e náutica de recreio de Espanha e isso, nota-se entre os expositores que não querem perder um evento que gera mais de 50% do volume de negócios anual do setor.
Como abordaram esta nova edição?
O salão deste ano irá reforçar ainda mais o seu papel como uma referência no setor, apostando mais do que nunca na inovação, tecnologia, empreendedorismo e negócios. É a única plataforma para conhecer e experimentar as mais recentes novidades do mundo da náutica, descobrir as tendências futuras e uma oportunidade para estabelecer novos contactos profissionais e comerciais.
O setor náutico está a recuperar?
Penso que sim. Os dados sobre os registos e barcos de desporto de lazer durante o primeiro semestre do ano assim o demonstram e temos quatro anos de crescimento consecutivo. Até junho, os registos aumentaram 13% e o setor do charter 35,4%, parece que a recuperação é consolidada, depois de anos de recessão.
Quais são os principais setores em crescimento no Salão?
Este ano o salão vai aumentar a exposição flutuante, especialmente catamarãs reunindo mais de 20 barcos, alguns deles espetaculares, e barcos de até 12 metros. Também aumenta a oferta de embarcações com menos de 8 metros, que incidirá sobre a exposição em terra.
Quais são as principais novidades?
Seguindo a linha do ano passado, vamos continuar a melhorar o lado profissional do salão, reforçando a nossa posição como uma plataforma líder do setor na Espanha. Por este motivo, e após o sucesso da última edição, o salão vai acolher a segunda Conferência de Empresários e Startups, que terá mais participantes, esperamos superar as vinte empresas participantes, e será realizada durante todos os dias do salão. Haverá uma área de exposição de projetos, um vídeo pitch, um fórum de investimento com a presença de investidores privados, business angels, conferências e atividades de networking. Outra novidade é o novo espaço B2B para reuniões profissionais para promover novos contactos de negócios. A gestão é feito através de uma aplicação móvel que centraliza todas as reuniões.
Que atividades teremos?
Uma vez mais queremos que o salão seja uma verdadeira festa da náutica com o objetivo de atrair todos os aficionados da Náutica. Por este motivo, vamos reforçar a oferta de áreas mais recreativas e aumentar as experiências e demonstrações de desportos aquáticos na área Fun Beach. A exposição de barcos tradicionais irá manter-se, palestras e workshops no Espaço Mar e a Noite da Náutica com festas dos expositores, degustações, música e dança, uma travessia de noite de kayak pelas águas do Port Vell e muitas mais propostas.
Convido todos a vir ao Salão Náutico e passar um dia divertido com a família ou amigos numa localização imbatível como é o Port Vell de Barcelona.