O novo Lagoon 630 Motor Yacht

0


Com 30 anos de existência e cerca de 3000 barcos a navegar em todo o globo, o construtor francês Lagoon volta à produção de catamarãs a motor com o lançamento do Lagoon 630 MY.

A Lagoon, os arquitetos VPLP (Van Peteghem-Lauriot Prévost) e Nauta Design pretendiam construir um modelo de catamarã a motor vocacionado para as grandes viagens em conforto e com qualidade na navegação. Chegaram à conclusão que seria melhor adaptar um casco eficiente como é caso do catamarã Lagoon 620, um best seller mundial no seu segmento e que já demonstrou largamente as suas qualidades. O fruto desta reflexão e adaptação “nasceu” na primavera passada e a primeira unidade produzida será apresentada nos principais salões de Outono.
As linhas dos cascos foram modificadas na parte da poupa com o objetivo de obter um casco económico ao nível do consumo e confortável em navegação. As quilhas foram redesenhadas para melhorar a manobra e as dimensões dos lemes foram reduzidas.
Ao nível da propulsão e para atingir uma velocidade de cruzeiro na ordem dos 12 nós e uma velocidade máxima de 16 nós, o Lagoon 630 MY necessita de dois motores com 260 CV cada (Volvo D4-260).

Ficha técnica
Modelo: 630 MY | Origem: França | Construtor: Lagoon | Comprimento total: 19,35 m | Comprimento na linha de água: 18,65 m | Boca: 10 m | Água: 960 L | Combustível: 3 000 L | Motorização standard: 2 x 260 CV | Motorização opcional: 2 x 300 CV | Arquiteto naval: VPLP | Design de interiores: Nauta Design | Comercialização: Sea Way / Grupo Siroco

Opinião de José Augusto / Grupo Siroco
Lagoon 630 MY é simplesmente fantástico.
As dimensões a todos os níveis, as acomodações e as distancias possíveis de alcançar, falam por si.
Ao contrário dos barcos a motor de grande porte, o Lagoon 630MY, é uma embarcação para navegar e descobrir o mundo com extrema facilidade e conforto. Com os motores recomendados e as capacidades de combustível a bordo, o Lagoon 630MY, poderá atingir distancias impossíveis para barcos rápidos de porte idêntico.
O tipo de navegação desta embarcação, permitirá aos seus proprietários, viagens com horários programados, a velocidades estáveis e controladas, possibilitando disfrutar o que de melhor existe no mar numa navegação longa ou de curta distancia.
Os diversos layouts apresentados permitirão diferentes usos desta embarcação. Com um numero de cabines entre as 4 a 6 e a possibilidade de implantação da cozinha no salão ou no flutuador de BB à popa, com acessos diretos pelo exterior e pelo Salão.
Os motores apesentados na versão Standard são 2 Volvo Penta de 260 HP, podendo ser otimizados para 300 HP. A velocidade cruzeiro estará entre os 12 e os 16 nós, em função dos motores instalados.
Os 3 000 litros de combustível, a bordo, dar-lhe-ão a capacidade transatlântica, que dificilmente conseguimos num barco a motor. Tudo é muito impressionante para um iate desse tamanho.
A autonomia do Lagoon 630 MY, vai permitir-lhe navegações de sonho, sem reabastecimento.
O barco é equipado com duas quilhas longos e rasas, que para além de robustas irão proteger os hélices. Nos testes extensos efetuados, a Lagoon teve sempre um cuidado especial por forma a maximizar a eficiência dos motores e a economia de combustível.
Depois do Boat Show de Cannes, o Lagoon 630 MY, irá navegar por seus próprios meios para os Boat Shows de Barcelona, Génova mostra, Miami e finalmente navegará para o Pacífico para ser mostrado no Extremo Oriente.
Digamos que serão viagens através dos oceanos, suficientes para convencer os mais incrédulos!

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta