Novos Suzuki DF70/80/90 EFI: Na Finlândia – Suzuki faz triplo lançamento

0

Copyright © Texto e Fotos: Fabricante e Lobo do Mar.

DF70

Em Helsínquia, na Finlândia, tomámos contacto com os novos motores do fabricante japonês Suzuki, os modelos: DF 70, 80 e 90 EFI.
As novas unidades, que estarão disponíveis na Europa em 2009, encerram desenvolvimentos tecnológicos reservados, até agora, a motores de grande potência.
Os responsáveis da Suzuki deram grande importância a este lançamento que, para eles, se traduz num aprofundamento das melhorias ambientais e na criação de motores mais compactos, resistentes e com performance. Segundo Masahiro Yamamoto (responsável da marca pelo mercado europeu) “…Estes novos motores demonstram o nosso compromisso com a melhoria e inovação constantes para oferecer ao mercado o que ele deseja ao nível da performance e economia de combustível. O nosso objectivo é liderar as normas da indústria e desenvolver motores fora de borda de quatro cilindros mais pequenos e mais leves, ao mesmo tempo que ampliamos a nossa oferta neste importante segmento de mercado. Os modelos DF90, 80 e 70 cumprem este objectivo e oferecem um novo nível de inovação, rendimento e eficiência a uma gama de embarcações muito populares. Estes modelos possuem sérias vantagens em matéria de performance, eficácia e tamanho entrando directamente no centro do mercado náutico europeu. Estes modelos de nova geração, são os primeiros a ilustrar o novo e elegante design da Suzuki e os magníficos contornos do motor com grafismo arrebatador que reflecte a tecnologia e o poder da Suzuki.”
O formato compacto e pouco peso fazem dos DF70, DF80 e DF90, motores ideais para barcos de recreio em fibra, barcos de pesca desportiva, semi-rígidos ou barcos maiores em alumínio.


DF80

Principais características
Economizar combustível nunca foi tão importante como hoje em dia, por isso a Suzuki apostou que o modelo DF90 seria o motor mais eficiente, ao nível do consumo, no seu segmento de mercado. A injecção de combustível electrónica sequencial multi-ponto e a precisão da ignição associaram-se para optimizar a economia de combustível desenvolvendo o máximo de rendimento.
Este trio de novos motores também incorporam a nova tecnologia “Learn Burn Control Technology” que tem como principal característica o regular das necessidades de acordo com as condições de funcionamento e, permite que o motor funcione com a correcta proporção de ar / combustível. Esta característica encerra um novo nível de economia de combustível – especialmente em velocidades de cruzeiro.
Para que estes motores fossem mais leves e mais compactos, os engenheiros da Suzuki conceberam uma nova unidade motriz com 1500 cc, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e dupla árvore de cames à cabeça. Com a incorporação de um eixo compensado e uma redução de duas etapas na transmissão, conseguiu-se alterar o centro de gravidade mais para diante minimizando, desta forma, as dimensões gerais do motor.
O DF90, por exemplo, é quase 8 cm mais estreito do que o anterior 90 Cv da Suzuki. Esta redução de dimensão veio potenciar a instalação numa grande variedade de embarcações que não possuem muito espaço no seu painel de popa.


DF90

Este desenho compacto significa que os novos motores para além de um melhor aspecto poderão adaptar-se a todo o tipo de embarcação. Por outro lado, um melhor equilíbrio também significa uma redução da vibração do motor e uma maior estabilidade da direcção para que a experiência de navegação seja mais agradável. O facto de a tampa do motor e a caixa de engrenagens serem mais leves foi fundamental para reduzir o peso do motor para quase 155 kg, o que faz do DF90 o mais leve do seu segmento.
No que diz respeito a rendimento estes novos motores de 4 cilindros DOHC de 16 válvulas possuem alguns argumentos. O novo desenho da capota ajuda a uma melhor ventilação do motor garantindo, desta forma, uma proporção de combustível / ar óptima em todas as velocidades do motor. A nova carcaça da transmissão aerodinâmica (vista pela primeira vez no motor DF300 6V), reduz a fricção da água em 36% o que permite uma aceleração mais rápida e uma maior velocidade.
Como já referimos as preocupações com o consumo de combustível estiveram bem presentes na concepção destes motores a par de um aumento da eficiência mecânica. Desenharam uma nova bomba de óleo que oferece uma maior eficiência mecânica e melhoraram as hidrodinâmicas internas do sistema de lubrificação, permitindo assim que o óleo circule por todo o sistema com menos resistência.
Na actualidade, incluindo os pequenos barcos necessitam de alta potência, por isso os modelos DF90, 80 e 70 da Suzuki estão dotados de potentes alternadores de 27 A desenhados para gerar um máximo de energia a baixos regimes. Na maioria das situações esta energia é suficiente para manter em funcionamento, durante todo o dia, um conjunto de instrumentos electrónicos e outros acessórios.
Outro sistema interessante é o limitador de trim e elevação do motor que é composto por um sensor de ângulo de inclinação e elevação.


Capelli

A navegar
Tivemos a oportunidade de experimentar os três novos modelos em três embarcações semi-rígidas: Tempest 500 com DF70; RIB-X com DF80 e Marshall 19 com DF90.
As condições de mar eram as ideias com grandes extensões de mareta de vento e zonas calmas entre ilhas.
Numa primeira apreciação e, tendo em conta que o contacto com os motores não foi demorado, duas notas positivas destas novas unidades a baixa emissão de ruído e o poder de aceleração inicial.
Com o barco Tempest 500 equipado com o motor DF70 e com três adultos a bordo começámos a planar em 1,20 segundos e atingimos a velocidade máxima às 5000 rpm e a fazer 30,2 nós.
Com o barco RIB-X XP575 equipado com o motor DF80 e com cinco adultos a bordo começámos a planar em 1,50 segundos e atingimos a velocidade máxima às 5500 rpm e a fazer 27,3 nós.
Com o barco Marshall Flyer 19 equipado com o motor DF90 e com três adultos a bordo começámos a planar em 2 segundos e atingimos a velocidade máxima às 6000 rpm e a fazer 34,9 nós.


Marshall

Ficha barco
Modelo Flyer 19
Fabricante Marshall
Comprimento 5,60 m
Peso 400 kg
Motor DF90

Ficha barco
Modelo XP 575
Fabricante RIB-X
Comprimento 5,75 m
Peso 350 kg
Motor DF80

Ficha barco
Modelo Tempest 500
Fabricante Capelli
Comprimento 5,05 m
Peso 500 kg
Motor DF70


RIB-X

Ficha dos motores
Modelos DF70, DF80, DF90
Origem Japão
Fabricante Suzuki
Tipo DOCH de 16 válvulas a 4 tempos
Potência máx. 70/5500; 80/5500; 90/5800
Sistema de combustível Injecção electrónica
Cilindrada 1 502 cc
Coluna L/510 mm; X/637 mm
Peso L/155 kg; X/158 kg
Alternador 12V 27ª
Preço N.D.
Comercialização Veículos Casal

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta