Novos Pilotos Automáticos da Raymarine – Gama Evolution

0


A Nautiradar apresenta a mais recente tecnologia inovadora para sistemas de Pilotos Automáticos da Raymarine, que o fabricante designou como Evolution. A grande vantagem desta inovação é que os pilotos automáticos se calibram automaticamente.

O que é um piloto automático?
Um piloto automático liga-se ao sistema de governo do barco e corrige continuamente o rumo do seu barco com a informação fornecida pela agulha eletrónica, sensores de vento ou GPS. Os pilotos automáticos são concebidos para manter um rumo preciso em várias condições de mar com um mínimo de movimentos do leme. Podem atuar como um par extra de mãos ou como um membro adicional da tripulação, permitindo-lhe fixar as velas ou colocar as defensas lateralmente. Como governam com tanta precisão, ajudam a economizar combustível e a chegar mais rapidamente ao destino, especialmente quando ligados a um chartplotter. Os pilotos automáticos são compostos por três componentes principais: Um sensor de rumo (normalmente uma agulha eletrónica), um processador e controlador (os cérebros) e um mecanismo de potência.

E a tecnologia Evolution o que significa?
Do mesmo fabricante, pioneiro em pilotos automáticos com a marca Autohelm, é com muito orgulho que a Raymarine disponibiliza estes novos pilotos automáticos Evolution cuja tecnologia é o culminar da experiência da Raymarine em pilotos automáticos, com o departamento de investigação e desenvolvimento da FLIR, da tecnologia avançada de orientação aeroespacial e dos algoritmos de controlo IA de Evolution que elevam a precisão de controlo de piloto a um novo patamar.
Os pilotos com este sistema percecionam o ambiente que os rodeia e instantaneamente calculam e fazem com que os comandos maximizem o seu desempenho. O resultado é a manutenção dum rumo preciso e fiável independentemente da velocidade do barco e das condições de mar. Seja na pesca, em cruzeiro ou em regata este novo sistema faz toda a diferença.
No centro de todo o sistema está o sensor EV ultra compacto, com 9 eixos para uma monitorização inteligente do balanço longitudinal e transversal, das guinadas e do rumo.
Similar a um sensor típico de GPS, este sensor EV pode ser montado acima ou abaixo do convés, e pode ser fixado virado ao contrário e até fora da linha central da embarcação.

Pilotos automáticos Evolution:
Fácil de instalar, sem as restrições dadas pelos sensores tradicionais, com o robusto sensor EV, selado e estanque segundo o standard IPX6, a poder ser instalado praticamente sem limitações ou condicionantes.
.Ligações plug & play;
.Eficiente ao nível do consumo, graças a uma elevada precisão de manutenção do rumo que permite chegar a um destino mais rapidamente.
.Excelente no desempenho quer em regata quer em cruzeiro, com um controlo preciso e suave permitindo uma navegação muito confortável e eficiente.
Comandar o sistema Evolution é extremamente flexível, quer seja a partir da unidade de controlo dedicada modelos p70 ou p70R, quer seja diretamente a partir dum display multifunções das séries e, c, a ou gS da Raymarine.

São dois os sistemas Evolution:
Sistema de piloto com sensor EV 1 que inclui a unidade de comando do piloto automático p70 ou p70R e um computador de rumo Actuator (ACU) e unidade de potência. Esta versão destina-se aos pilotos de cockpit e de interior e para embarcações com motores fora de borda.

O sistema de piloto com sensor EV-2 foi concebido para os sistemas de governo “Drive-by-Wire”e inclui a unidade de comando do piloto automático p70 ou p70R e o sensor EV-2 de ligação direta aos sistemas de governo das embarcações com Yamaha Helm Master, Soluções Optimus da SeaStar, Volvo IPS e ZF.

Veja também http://nautiradarraymarine.weebly.com

Para mais informações contacte a Nautiradar: geral@nautiradar.pt / www.nautiradar.pt

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta