A Raymarine reclama para si a apresentação do primeiro radar marítimo com antena de radome que integra a tecnologia de compressão de impulsos CHIRP. Definindo assim um novo padrão para radares compactos de estado sólido, o radar Quantum fornece imagens excelentes de radar quer seja em alcances longos quer em alcances extremamente curtos.
A tecnologia de Compressão de Impulsos CHIRP da Quantum, utiliza múltiplos impulsos comprimidos de radar com a tecnologia avançada ATX™ de separação de alvos, exclusiva da FLIR.
O radar Quantum com ATX™, apresenta os alvos tais como, embarcações, pontos de referência, boias, e fenómenos meteorológicos com uma qualidade de resolução e discriminação sem igual em relação aos radares tradicionais de magnetrão.
Este radar apresenta uma deteção excelente em alcances curtos e um detalhe melhorado de alvos com um alcance mínimo de 6m. O processamento do radar Quantum a bordo, elimina automaticamente o ruído ou as interferências causadas pelo efeito da chuva ou do estado do mar, bloqueia as interferências provenientes de outros radares e garante imagens isentas de ruído, fáceis de interpretar mesmo em zonas de navegação com tráfego muito intenso.
O design leve do radar Quantum, com apenas 5.4Kg de peso, representa uma redução de cerca de 50% em relação aos radares tradicionais de magnetrão. A comunicação por Wi-Fi com os displays multifunções da Raymarine, facilita a instalação, eliminando a existência de cabos de radar ou módulos de interface, enquanto que garante emissões seguras de radiação e uma substancial economia de consumo.
Esta eficiência energética será sem dúvida a melhor solução de radar para os veleiros. A elevada eficiência da componente eletrónica do Radar Quantum de estado sólido reduz significativamente o consumo, prolongando deste modo a autonomia das baterias.
A empresa Nautiradar, distribuidor da Raymarine para o mercado português conta ter disponível o Radar CHIRP Quantum durante o primeiro trimestre de 2016.