A Fundação Gil Eannes apresenta, de 31 de Janeiro a 31 de Julho, no Navio Gil Eannes, a exposição Bernardo Santareno pseudónimo António Martinho do Rosário: vida e obra e a exposição A Pesca do Bacalhau: navios bacalhoeiros de Viana do Castelo.
A exposição de Bernardo Santareno, cedida pelo Instituto Bernardo Santareno, é constituída por oito painéis que ilustram a vida e obra do dramaturgo e médico, que em 1958 prestou serviço no Navio Hospital Gil Eannes.
A exposição Pesca do Bacalhau tem como objectivo dar a conhecer os navios de pesca que pertenceram à Empresa de Pesca de Viana do Castelo, bem como, demonstrar a preparação do bacalhau a bordo dos bacalhoeiros e as diversas tarefas que eram realizadas durante o dia de trabalho. Tudo isto é exemplificado, através de 57 fotografias, alguns textos complementares incluindo testemunhos de pescadores, e ainda, uma mostra de pequenas miniaturas destacando-se uma réplica do lugre Santa Maria Manuela, com cerca de 3.40m, que foi restaurado por trabalhadores da Fundação Gil Eannes e pelas oficinas da Divisão de Acção Cultural da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Estas exposições estão integradas na programação das comemorações do 13º aniversário do regresso do Navio Hospital a Viana do Castelo, que se comemorou no passado dia 31 de Janeiro, bem como, a ilustração teatral Vindos do Fim do Mundo realizada pelo Centro Dramático de Viana, e a palestra sobre a vida e obra de Bernardo Santareno proferida por Vicente Batalha, Presidente do Instituto Bernardo Santareno.
As exposições podem ser visitadas todos os dias, a partir das 9.00h, e até 31 de Julho. As escolas podem marcar visitas guiadas em www.fundacaogileannes.pt ou via telefone 258 809 710.
Novas exposições patentes no Navio Gil Eannes
0
Partilhe