A população do Rio de Janeiro e seus visitantes receberam, na manhã da passada quinta-feira (7), uma nova Marina da Glória. O espaço, sem qualquer grade e totalmente integrado ao Parque do Flamengo, foi reaberto pelo prefeito Eduardo Paes após a realização de obras que adequaram o espaço para receber as provas de iatismo das Olimpíadas Rio 2016. Com foco náutico, a reforma ampliou o número de vagas secas (de 70 para 240) e molhadas (de 140 para 415) e instalou novos píers flutuantes, além de redes de esgoto, elétrica e hidráulica. O prefeito destacou o legado para a cidade:
“Além da questão olímpica, estamos entregando um equipamento para todos os cariocas, que poderão caminhar entre a marina e o Aeroporto Santos Dumont por uma via que antes era restrita aos donos de embarcações”, disse Paes, antes de destacar que o financiamento foi inteiramente privado. “Não entrou um centavo de dinheiro público na Marina. Foram praticamente R$ 70 milhões investidos pela BR Marinas na implementação de um projeto que contemplou todas as demandas do Iphan e ainda integrou, finalmente, a Marina ao Parque do Flamengo”.
A presidente da BR Marinas, Gabriela Lobato Marins, destacou a vocação turística da nova Marina. “A cidade tem uma nova porta de entrada pelo mar, totalmente remodelada e inserida em um cartão postal da cidade. Estamos ao lado do Centro e da Zona Sul, dentro de um parque e vizinhos de equipamentos importantes para a cidade como o Aeroporto Santos Dumont e o MAM. Esperamos muitos visitantes, não apenas os amantes da náutica. A ideia do projeto é exatamente esta: trazer o carioca e os turistas para cá e fazer com que a cidade se reencontre com o mar”, afirmou Gabriela.
Segundo o diretor geral da Marina da Glória, Pedro Guimarães, a população poderá aproveitar o legado olímpico antes do início dos Jogos. “O carioca já pode circular por áreas antes frequentadas apenas por donos de barcos. Também pode usufruir dos restaurantes e dos serviços náuticos, como cursos de vela, mergulho e aptidão náutica, além dos tradicionais passeios turísticos que partem da Marina da Glória”.
O ministro dos Esportes, Ricardo Leyser, também participou do evento e afirmou que o novo equipamento olímpico mostra que o cronograma de entrega de obras está dentro do prazo. “A preocupação agora é com as operações aeroportuárias e coordenação do evento em si. Muita gente achou que o Brasil não conseguiria entregar e a resposta está aí para todos verem”, afirmou o ministro. O presidente da CBVela, Marco Aurélio de Sá Ribeiro, comemorou o fato da equipe brasileira de iatismo agora ter uma casa com padrões internacionais de qualidade.
Entre os dias 13 de julho e 20 de setembro, o local será entregue para operação exclusiva do Comitê Organizador da Rio-2016, que passará a coordenar a circulação de pessoas dentro do espaço, seguindo as normas adotadas para todos os equipamentos olímpicos e sob o controle das forças de segurança locais.
A LINDLEY BR, empresa especializada no fabrico de pontões flutuantes, sinalização náutica e equipamento portuário, foi escolhida pelo grupo BR Marinas, concessionária responsável pelo
espaço, para desenvolver o projeto de fabrico dos novos pontões flutuantes em betão instalados na nova marina. No total, foram instalados mais de 60 pontões em betão com larguras de 3 e 4 m e comprimentos de 12 e 15m. Esta gama de equipamento da LINDLEY BR é caracterizada pela sua robustez e estabilidade com capacidade de sobrecarga elevada e necessidade de manutenção reduzida; com a sua instalação a nova marina ficará agora com capacidade para receber mais de 300 embarcações de até 160 pés.
Sobre a nova Marina da Glória
A Marina da Glória tem uma característica especial: é a única marina urbana do país. Além de uma importante referência náutica para a cidade, o local conviverá com a proximidade do Centro do Rio, ficando ao lado do aeroporto, do Museu de Arte Moderna, de uma casa de shows e do monumento aos pracinhas. Além disso, há a circulação normal de pessoas que usam o parque como área de lazer, pois a marina será um ponto de apoio importante para os frequentadores do espaço público com seu polo gastronómico, estrutura de banheiros e lazer, além dos bicicletários.
Dados e Números
Restaurantes:
Corrientes 348
Maruru Deli
Soho
NaMarina
Emporio Celidonio
Serviços náuticos:
lojas náuticas
cursos de vela
curso de mergulho
curso de aptidão náutica
passeios turísticos
área para guarda de vela ligeira
área para guarda de jet-skis
vestiários vip
banheiros Refrigerados
banheiro Familiar
vestiários
área de convivência para marinheiros
Dados da obra:
R$ 70 milhões de investimento privado
início: dezembro 2014
entrega: abril 2016
área total construída: 12.261 m²
Lugares a nado: 415 (eram 140)
Lugares a seco: 240 (eram 70) com utilização de fork lift
lojas: 24 (eram 40)
estacionamento: 470 vagas em dois níveis e em apenas uma área