O modelo Patrol 31 do construtor finlandês Nord Star não é um tipo de barco para toda a gente. Estou-me a referir no sentido de todo o tipo de utilização pois, sem dúvida, que estamos perante um barco marinheiro, bem construído, com uma boa capacidade de carga, veloz mas, concebido para zonas do globo onde o sol não é uma dominante. A falta de zonas para banhos de sol condiciona a utilização mais de lazer.
Em Portugal, este tipo de barco tem sido mais utilizado pelos adeptos da pesca desportiva que, vêm nesta concepção de barco algo de essencial e de seguro para deslocações a muitas milhas da costa.
Nas muitas horas que passei a bordo do Patrol 31 nas águas da Finlândia houve diversos pontos que me impressionaram neste modelo: a concepção walkround, habitabilidade interior e performance.
A concepção walkaround facilita a circulação a bordo e, conjuntamente com uma borda alta e segura aumenta o potencial de utilização do barco. Se numa primeira fase este modelo foi pensado para uma utilização de lazer, o Patrol 31 é facilmente transformado numa embarcação destinada aos serviços de salvamento. São inúmeros os países europeus que utilizam embarcações com estas características nos seus serviços de salvamento.
A habitabilidade é um outro factor determinante para o sucesso deste modelo. Toda a concepção do interior foi pensada no sentido de proporcionar qualidade de vida a bordo aos seus utilizadores. Estamos perante um barco feito a pensar essencialmente no utilizador.
Em relação à performance, a relação peso/potência conjugada com um desenho de casco muito bom permite que, sem grandes esforços, atinjamos velocidades superiores a 40 nós. Em parte dos nossos trajectos rodámos a uma velocidade de cruzeiro de 23 nós às 2300 rpm e a efectuarmos um consumo na ordem dos 25 L / hora. Este tipo de regime proporciona uma autonomia superior às 300 milhas.
A NAVEGAR
Há dois anos atrás tive a oportunidade de experimentar, durante a realização do Finnboat 2006, o modelo Patrol 40 e, na altura, fiquei bem impressionado com capacidade de navegação e de velocidade (facilmente ultrapassávamos os 40 nós). Na altura, Oli Lindkvist (CEO do estaleiro) assegurava-me que a concepção de barcos rápidos e confortáveis era a grande aposta do estaleiro e que dificilmente os seus concorrentes o conseguiriam bater. É curioso que apesar dos responsáveis pelas principais marcas terem um relacionamento estreito entre elas existem, pequenas rivalidades que se manifestam quando os barcos navegam no mesmo plano de água
O Patrol 31 confirmou todas as minhas expectativas! É um barco super rápido, fácil de controlar, confortável a navegar com águas mais mexidas. Este ano, por incrível que pareça apanhámos muito vento na nossa deslocação à Finlândia o que provocou no mar uma ondulação curta com cerca de 1,20 m de altura. Esta situação foi, por um lado,
menos confortável para a condução do barco mas permitiu ficar com um conhecimento mais aprofundado sobre a capacidade de navegação do mesmo. Com o mar mais mexido o conjunto tem um comportamento muito bom, os dois motores Volvo D4-300 fazem com que o barco plane rapidamente e a configuração do casco em V facilita a passagem na onda deflectindo bem a água. O meu colega de teste era um jornalista finlandês e ele, tinha uma forma de condução muito própria pois colocava o barco a uma velocidade de 32 nós e só se preocupava com a condução sem nunca mexer na caixa. O barco aguentou-se bem com ondas laterais, com ondas de frente e sem reacções estranhas de comportamento. A posição de condução é confortável mas para quem vai sentado no sofá, as pancadas não são muito bem absorvidas.
Interior
A entrada para o interior faz-se pelo poço através de uma porta de correr (com travão). A organização interior, devido às características deste tipo de barco finlandês, difere um pouco do que estamos habituados a ver no resto da Europa.
A estibordo temos uma cozinha equipada com fogão e um pequeno lavatório sendo que, por debaixo, temos um armário com duas portas para arrumos e ainda quatro gavetas. Na parte superior temos mais um armário e um espaço para copos e pequenos objectos. Nesta zona a circulação de ar é assegurada por um vigia de abrir.
A bombordo temos uma casa de banho situada num plano inferior e junto à cabina dupla. A casa de banho tem um pé-direito de cerca de 1,85 m. É espaçosa e possui um lavatório com duche e duas vigias, uma para o poço e outra para o costado (esta é de abrir).
A cabina de popa é espaçosa ao nível da largura e com altura diferenciada e possui uma vigia que abre. De ambos os lados temos um conjunto de gavetas e um candeeiro.
O acesso ao salão faz-se por estibordo ou através das duas portas laterais junto ao posto de pilotagem e do co-piloto, respectivamente.
O salão, onde está o posto de pilotagem, é em forma de cubo e com uma disposição clássica com a zona de estar (sofá em L e mesa regulável em altura) a bombordo e posto de comando a estibordo. Todo o espaço é muito luminoso devido às inúmeras janelas colocadas a toda a volta.
A segunda cabina (do proprietário) fica situada à proa e num nível inferior e é acedida através de uma porta dupla em madeira. Possui um bom pé-direito e é bastante luminosa devido ao albói e às duas vigias laterais. Ao nível da arrumação temos dois armários a bombordo e, por debaixo da cama, temos dois grandes compartimentos. A estibordo temos ainda um banco e conjunto de prateleiras.
Exterior
A simplicidade de utilização foi a palavra de ordem na concepção do lay-out exterior do modelo Patrol 31. Este tipo de lay-out é comum a outras marcas finlandesas como são os casos da Minor ou Targa.
Como principais características temos o conceito walkaround, um poço amplo, borda alta, zona da proa bem aproveitada, uma ampla plataforma de popa e um flybridege de reduzida dimensão.
O poço é um espaço dominante no Patrol 31 quer pela sua dimensão como pela sua funcionalidade. É a partir dele que temos acesso aos compartimentos dos motores, ao flybridge e à plataforma de popa. Os compartimentos dos motores têm acesso independente, o acesso ao flybridge é feito através de uma escada vertical com 5 degraus (com o bimini colocado torna-se difícil aceder à parte superior), a plataforma de popa é acedida por duas portas laterais com fecho (os fechos, no que diz respeito à qualidade não estão ao nível do resto do barco).
O poço é muito amplo e funcional com a circulação facilidade e sem qualquer tipo de impedimento. Se a actividade de utilização for a pesca temos amplo espaço para estar e trabalhar tanto aqui como à proa. O acesso à proa, onde podemos estar à pesca sentados sobre a estrutura da cabina, é feito por passagens laterais espaçosas. Na Finlândia a entrada para o barco faz-se normalmente pela proa (esta situação está directamente relacionada com o tipo de pontões das infra-estruturas) e, por isso, temos um espaço alargado junto ao ferro acompanhado por um varandim.
A plataforma de popa possui dois cofres para arrumos sendo que no modelo que experimentámos estavam aplicados dois turcos (equipamento extra) para colocação de uma embarcação auxiliar. Esta situação condiciona a circulação e o total aproveitamento da plataforma.
Ficha barco
Modelo Patrol 31
Origem Finlândia
Construtor Nord Star
Comprimento 10,1 m
Boca 3,15 m
Calado 1 m
Peso 5 500 kg
Motorização 2 x Volvo D4-300
Combustível 1 x 410L ou 2 x 330L
Água 160 L
Comercialização www.nordstar.fi
Medições
Mínimo a planar às 1300 rpm / 8 nós
1000 rpm / 7,7 nós
1500 rpm / 9,3 nós
2000 rpm / 17,3 nós
2500 rpm / 27,9 nós
3000 rpm / 36,3 nós
3400 rpm / 42,6 nós