Noites no Observatório – Dia Nacional da Cultura Científica

0

No próximo dia 24 de Novembro de 2012, o Observatório Astronómico de Lisboa celebra o Dia Nacional da Cultura Científica realizando mais uma sessão de as “Noites no Observatório”.O Dia Nacional da Cultura Científica, ponto alto da semana da Semana da Ciência e Tecnologia, é um dia dedicado à ciência e à sua divulgação. Este ano, a Semana da Ciência e Tecnologia decorre de 19 a 25 de Novembro. Durante esta semana diversas instituições científicas, universidades, escolas e museus abrem as suas portas, proporcionando ao público oportunidades de observação científica e contacto pessoal com especialistas de diferentes áreas do conhecimento.
A iniciativa “Noites no Observatório”, de frequência mensal, tem vindo a decorrer ao longo do ano de 2012 e tem como primo objetivo proporcionar ao público um contacto próximo com a Astronomia e dar a conhecer o riquíssimo património histórico, arquitetural e instrumental, da Astronomia portuguesa e mundial nos séculos XIX e XX.
Em cada sessão de “Noites no Observatório” realizar-se-ão:
– Visita guiada ao edifício museológico do Observatório
– Palestra de divulgação (com tema a anunciar a cada sessão)
– Observações com telescópio
As observações decorrerão em contínuo ao longo da noite e estão sujeitas às condições meteorológicas.
Independentemente destas, a palestra e visita serão sempre realizadas e têm cada uma, respetivamente, uma duração aproximada de 60 minutos. A sessão de dia 24 de Novembro terá início às 20:00 com a visita guiada ao OAL, seguida da palestra às 21:30.
A palestra estará subordinada ao tema “Apocalipse Maia: Uma Perspetiva Psiquiátrica sobre a Superstição”, proferida por Dr. João Reis e Professora Doutora Maria Luísa Figueira, do Hospital de Santa Maria – Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental.
A inscrição é efetuada online na seguinte página:
http://www.oal.ul.pt/index.php?link=actividadesOAL&curso=0

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta