A Nexus apresentou a primeira colecção ao mundo, depois de se ter tornado independente da Silva, companhia sueca de instrumentos de navegação. A apresentação do portfólio de produtos ocorreu na Marine Equipment Trade Show (METS), em Amesterdão, nos passados dias 14 a 16 de Novembro. Recorde-se que em Julho, a empresa norte-americana de produtos para exterior Gerber (do grupo finlandês Fiskards Brands) comprou o grupo Silva, o que originou um desinvestimento na área marítima e a separação da marca Nexus.Uma nova imagem e três linhas diferenciadas de produtos marcam a estratégia da Nexus. Agora, a empresa fixou-se no mercado de regatas de iates, competindo directamente com a líder mundial Simrad (marca B&G). Nesta época estivemos envolvidos em mais de 90 regatas na Europa; na anterior, a Silva esteve apenas presente em seis. Além disso, estamos a desenvolver um serviço de apoio ao cliente de 12 horas por dia, explicou o presidente executivo da Nexus, Tony Kent.
As linhas de instrumentos digitais e analógicos para iates regem-se principalmente por funções relacionadas com o vento, velocidade, profundidade e temperatura da água. A linha de entrada NX, o sistema de corrida NX2 a linha base NX também pode receber uma actualização para esta fórmula e os repetidores NX com visor de grandes dimensões são as gamas disponibilizadas no mercado. Os servidores do sistema correm o protocolo NMEA 0183, o que permite a integração com sistemas de navegação GPS e produtos electrónicos de outras marcas. Outra garantia dada pela marca é a conectividade wireless com os transdutores do calcês, útil para operar com os instrumentos de vento (em parte alimentados por energia solar). A completar a gama de produtos estão os transceptores VHF (emissor e receptor em um) NX1500 e 2000.
A produção da Nexus é totalmente feita em regime de outsourcing. Os instrumentos ficam a cargo de uma empresa sueca e os rádios são produzidos por um fabricante britânico. As vendas para a Europa, EUA, Japão, Ásia a Austrália são garantidas por uma rede de distribuidores.