
No âmbito do projeto VIVER O TEJO, a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, está a organizar um evento internacional de promoção turística, designado O Tejo que nos une, com o objetivo de reforçar as relações turísticas entre empresas, operadores, investidores e entidades institucionais turísticas de diversos países. O evento encontra-se agendado para o dia 29 de novembro, no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha.
A NERSANT vai realizar, no dia 29 de novembro, no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, um evento internacional de promoção turística da região, que vai contar com a presença de delegações empresariais de diversos países. Inserido no programa do NERSANT Business 2013, o evento tem como objetivo permitir às empresas, operadores e entidades turísticas, o estabelecimento de contactos não só com empresas ou entidades portuguesas, mas com as de todos os países participantes. O seminário internacional vai ainda permitir o estabelecimento de contactos institucionais e empresariais com entidades relevantes da região do Ribatejo.
O evento inicia pelas 10h00, contando a sessão de abertura com a presença da Presidente da Direção da NERSANT, Maria Salomé Rafael, seguindo-se as intervenções da Presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, Maria do Céu Albuquerque e do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, Fernando Freire.
Pelas 10h30, inicia o primeiro debate temático, sob o tema Recursos turístico-culturais – potencialidades, oportunidades e constrangimentos, que tem como moderador Pedro Machado, Presidente do Turismo do Centro. Deste painel, fazem parte Reis Ferreira, Professor no Instituto Politécnico de Tomar, Ricardo da Silva, da AGETUR Turismo do Governo de Goiás (Brasil), Prakash Prehlad, Presidente da Associação Comercial da Beira (Moçambique), José Mendes, da Câmara Municipal de Santa Cruz (Cabo Verde) e José Eliton, Vice Governador do Estado de Goiás (Brasil).
O segundo painel tem como moderador Miguel Pombeiro e é sobre Promover o Tejo, os seus recursos e a sua bacia. Vasco Estrela, Presidente da Câmara Municipal de Mação, Carlos Blazques, responsável pela candidatura do Tejo a património da Humanidade da UNESCO, Isabel Coimbra, empresária (Segredos da Aldeia), Fernando Carvalho Rodrigues, investigador e Carlos Cupeto, docente da Universidade de Évora, são os participantes neste painel.
De seguida, terá lugar a apresentação das 6 vencedoras Estrelas do Médio Tejo, iniciativa do projeto VIVER O TEJO, que pretende distinguir o património regional nas categorias Património Histórico Edificado, Património Cultural, Património Natural Praias Fluviais, Património Natural Parques Ambientais e Ribeirinhos, Gastronomia Prato Principal e Gastronomia Doçaria.
O encerramento da sessão estará ao cargo de Maria Salomé Rafael, Presidente da Direção da NERSANT e de Pedro Saraiva, Presidente da Comissão de Coordenação da Região Centro.
Os interessados em estar presentes neste seminário, devem fazer a sua inscrição no site da NERSANT, em www.nersant.pt ou no portal do projeto, em www.viverotejo.pt (inscrições gratuitas).
Paralelamente ao seminário, estão previstas diversas atividades de promoção da região, nomeadamente a degustação de algumas iguarias da região e a visita a espaços culturais de interesse nacional.