Não é Surf nas ondas gigantes, mas em Maio do ano passado levou milhares de espectadores à Praia da Nazaré. Falamos do Campeonato do Mundo e da Europa de Freeride, competição desportiva de Jetski na qual os pilotos aproveitam as ondas do mar como rampa para efectuarem manobras radicais em altura.
A prova que é promovida pela associação PJSBA – Portuguese Jet Sports Boating Association e conta com o apoio da Câmara Municipal da Nazaré e da Federação Portuguesa de Motonáutica, será a terceira etapa de um circuito que começa em França a 5 de Maio, segue para Inglaterra e chega a Portugal, onde irá estar de 19 a 21 de Maio, última prova do circuito europeu.
Walter Chicharro, Presidente da Camara da Nazaré, é um entusiasta deste desporto, acompanhando a modalidade ao longo de todo o ano: “O Freeride tornou-se um desporto fundamental no reconhecimento da Nazaré como a capital da realização de eventos de mar em Portugal e no mundo, demonstrando a versatilidade das ondas da Nazaré, apropriadas para todos os desportos e todos os tamanhos de ondas. Ajudou também a desmistificar a ideia de que a Nazaré só tem ondas gigantes. Foi uma aposta pessoal bem-sucedida, como o demonstram os milhares de entusiastas que assistem ao evento na praia da Vila e a grande activação económica do comércio local.”
As principais figuras do circuito estão rendidas aos encantos do nosso país, e em especial à Vila da Nazaré: “Vencer na Nazaré foi uma sensação espantosa, pois fui o primeiro freerider a ganhar na “pátria das ondas gigantes”. A localidade abriu-se em hospitalidade e bondade para connosco, e criou uma atmosfera muito especial ao final de cada dia. A competição também foi muito boa com ondas on shore muito fortes, tornando a prova divertida e arriscada.”, declarou Mark Gomez, vencedor do ano passado e bi-campeão do Mundo em título, que estará de volta com vontade de continuar a fazer história.
Para o contrariar, outros estarão a postos, sendo os principais candidatos Abraham Hochstrasser, o mexicano voador que enfrentou o “canhão da Nazaré” em Fevereiro deste ano, e o brasileiro Bruno Jacob: “Nazaré é um excelente lugar. Considero Portugal como um país irmão e gosto muito do local, das ondas, das pessoas, culinária… tudo é muito parecido com o Brasil. Sinto-me bem. Fui um dos primeiros a enfrentar as ondas da Praia do Norte em 2015 e para mim foi uma experiência única! Estou ansioso para retornar à Nazaré, inclusivé para gravar para a nova série em que participo, sobre o desporto e minha vida pelo mundo.”