Sessões de filmes / debate sobre o Mar e a Nazaré, na Biblioteca Municipal, Bairro dos Pescadores (Universidade Sénior) e Porto da Nazaré de 26 e 27 maio 2017.
O “Nazaré – Festa de Filmes do Mar” quer promover a exibição, discussão e criação de filmes sobre o Mar e as gentes do Mar, sendo destinado à comunidade local e visitantes da Nazaré, decorrendo a 26 e 27 de Maio de 2017.
Este evento é integrado no “Nazaré – Marés de Maio”, que tem por objectivo central a promoção cultural, artística e identitária de um território – o concelho da Nazaré – tendo como elemento aglutinador e denominador comum a todas as iniciativas e áreas a abordar e desenvolver – O Mar.
O Nazaré – Festa de Filmes do Mar tem três objectivos essenciais:
– Exibir filmes sobre o Mar e as gentes do Mar, nomeadamente filmes de arquivo de instituições e/ ou de particulares, bem como filmes contemporâneos sobre esta temática;
– Reflectir e debater publicamente sobre os desafios do presente e do futuro relativamente ao Mar e às comunidades que dele mais dependem;
– Criar novas obras documentais com ligação à temática do Mar e das gentes do Mar.
As três sessões do Nazaré – Festa de Filmes do Mar são gratuitas para o público em geral, tendo lugar nos seguintes espaços:
– 26 de Maio, 15h00 – 16h30: auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré (sessão para os alunos e docentes das escolas do concelho da Nazaré)
“Nazaré: Dez Décadas de Filmes”; “Cavalgar a Onda da Nazaré” (Célia Quico – Universidade Lusófona, 2016) e “Nos Mares da Memória” (2016), com a presença dos produtores deste filme, seguido de debate.
– 26 de Maio, 21h00 – 22h30: antiga Escola Primária Bairro dos Pescadores (Sede da Universidade Sénior da Nazaré)
“Nazaré: Dez Décadas de Filmes” e, entre outros, ESTREIA do documentário comemorativo dos “75 Anos do Bairro dos Pescadores” ( Mútua dos Pescadores / Museu Dr. Joaquim Manso / Célia Quico / Câmara Municipal da Nazaré, 2017).
– 27 de Maio, 15h30 – 17h00: United Lounge – Armazém 52 – Porto da Nazaré
“Cavalgar a Onda da Nazaré” (2016); “António Luís Júnior. O Último Calafate da Nazaré” (Museu Dr. Joaquim Manso e Câmara Municipal da Nazaré, 2015-2017) e “A Campanha do Argus” (Alan Villiers, 1950, cedência do Museu Marítimo de Ílhavo).
Organização: Museu Dr. Joaquim Manso, Mútua dos Pescadores e Casas do Quico
Colaboração: Câmara Municipal da Nazaré, DocaPesca – Portos e Lotas SA, Museu Marítimo de Ílhavo, Rui Bela, Senos da Fonseca, Valdemar Aveiro e United Lounge – Armazém 52 -Porto da Nazaré. Inserido no evento “Nazaré Marés de Maio”.