No próximo dia 31 de Janeiro, a Fundação Gil Eannes comemora o 19º aniversário do regresso do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo.
Para assinalar a data, a Fundação Gil Eannes tem programado para esse dia várias atividades:
9H30 às 18H00 – Visitas gratuitas ao navio museu e projeção do documentário “Mais Vale Tarde do que Nunca” do Prof. José Hermano Saraiva
17H30 – Palestra sobre João Álvares Fagundes, pelo historiador Senos da Fonseca, na sala de reuniões do navio museu
– Apresentação da linha editorial da Fundação Gil Eannes com lançamento do primeiro livro “João Álvares Fagundes – Um Homem dos Descobrimentos”, autor Senos da Fonseca, na sala de reuniões do navio museu
21H00 – Projeção do vídeo do espetáculo “Anjo Branco”, no Centro Cultural de Viana do Castelo. Este espetáculo que foi gravado a bordo do Navio Hospital Gil Eannes durante a representação da peça de teatro realizada pelo Teatro do Noroeste – CDV.
O Navio Hospital Gil Eannes foi construído nos Estaleiros de Viana do Castelo em 1955, tendo como missão apoiar a frota bacalhoeira portuguesa nos mares da Terra Nova e Gronelândia.
A sua principal função foi prestar assistência hospitalar aos pescadores e tripulantes da frota bacalhoeira. Também foi navio capitania, navio correio, navio rebocador, garantindo abastecimento de mantimentos, redes, isco e combustível aos navios da pesca do bacalhau.
O Gil Eannes encontra-se aberto ao público como navio museu desde agosto de 1998 e ao longo destes anos já foi visitado por mais de 774 mil visitantes.
Navio Hospital Gil Eannes celebra o 19º Aniversário no 31 de Janeiro
0
Partilhe